Biodança é uma das atividades oferecidas pelos Centros de Práticas Integrativas da SMS

    0

    Conectar a pessoa as suas energias vitais para encontrar a alegria e resgatar a autoestima. Esse é o objetivo da biodança, uma das práticas ofertadas aos moradores de João Pessoa pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Canto da Harmonia, localizado no bairro Valentina Figueiredo. O espaço é ligado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

    A atividade é oferecida gratuitamente e qualquer pessoa pode participar. “A prática gera benefícios físicos, como dormir e respirar melhor, além dos psicológicos, já que busca o encontro da alegria e o resgate da autoestima, sendo bastante indicado para pessoas com depressão”, explica a terapeuta Rosa Ortega. “Quando relaxamos a mente, o corpo relaxa e elimina as tensões, excessos e carências que fazem mal. É preciso encontrar um equilíbrio. Pessoas muito quietas precisam se movimentar, enquanto as muito agitadas precisam parar um pouco. Com a atividade, liberamos os bloqueios energéticos, fazendo uma limpeza mental”, completa.

    Além da biodança, o Cpics Canto da Harmonia oferta outras 20 práticas, entre coletivas e individuais. Maria da Penha, de 64 anos, diagnosticada com quadro de depressão e asma grave, é uma das beneficiadas com o serviço. Devido a asma, ela chegou a ser levada as pressas inúmeras vezes aos hospitais, onde ficava internada por dias, até que conheceu o Cpics e começou a praticar a biodança. Desde então, começou a sentir os benefícios.

    “Desde que comecei a atividade, melhorei bastante. Todos que me conhecem comentam. Antes, não conseguia sair na rua, mas agora já vou pra todo lugar, não desmaio mais com falta de ar, pois passei a respirar bem melhor. Tem quase dois anos que não vou mais ao hospital. A biodança mudou minha vida”, comenta.

    As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

    Para a coordenadora do Cpics do Valentina, Márcia Gadelha, os benefícios das práticas integrativas vão além dos usuários, estendendo-se às famílias. “A melhora dos nossos usuários é percebida a cada dia e com isso observamos que as famílias também melhoram. Aqui no centro promovemos o autoconhecimento e o autocuidado, focando no usuário e não na doença, estimulando através das práticas naturais à autodefesa do organismo. Nossos serviços funcionam como tratamentos complementares”, explica Márcia.

    Rede e serviços – A rede de serviços de práticas integrativas e complementares de saúde em João Pessoa é composta por três centros: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, no Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, nos Bancários.

    O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

    Existem duas formas para o usuário ter acesso às atividades: ele ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou procurar diretamente uma das três unidades. Os locais funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h30, e na sexta-feira, das 14h às 18h. Neste dia, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

    No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com dia, hora, prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

    Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com os centros:

    Canto da Harmonia
    Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°, Valentina Figueiredo.
    Telefone: 3218.9841

    Equilíbrio do Ser
    Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°, Bancários.
    Telefone: 3214.2921

    Cinco Elementos
    Endereço: Parque Arruda Câmara (Bica)

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here