Belezas naturais, infraestrutura e shows atraem turistas à Paraíba, diz Abrasel

Devido às praias paradisíacas e o clima perfeito para aproveitá-las, o Nordeste brasileiro, principalmente durante o verão, está entre os primeiros destinos escolhidos por turistas do país e do mundo, e na Paraíba não é diferente. Além das belezas naturais, as cidades do estado vêm se desenvolvendo em vários setores nos últimos anos e oferecendo aos visitantes estrutura e opções de lazer, impulsionando também a economia local.

Um dos exemplos é a realização de eventos culturais, como o Fest Verão Paraíba. Há 11 anos, o festival de música atrai mais de 80 mil pessoas por ano e movimenta diversos setores da economia, especialmente o Turismo e toda a sua cadeia produtiva. Bares, hotéis, restaurantes, comércio e prestadores de serviços, como taxistas e guias, acabam se beneficiando do aporte de mais uma atração para o Estado que traz gente de diversas cidades da região e, até mesmo, estados vizinhos.

Além disso, por já ter se consolidado como um dos maiores do Brasil e ter entrado para o calendário de programações fixas do estado, o Fest Verão promove divulgação constante do destino Paraíba na mídia de outros Estados e países, ajudando a tornar o litoral paraibano ainda mais movimentado.

E é justamente isso que o estado vem experimentando. Em novembro do ano passado, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que, de dezembro a fevereiro, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto vai receber 223 voos extras, tendo como principais destinos emissores Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Salvador (BA). Devido a esses números, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB) espera que, em janeiro, a taxa de ocupação na rede hoteleira de João Pessoa chegue a 90%, 5% a mais que em 2015.

“A alta do dólar deve segurar os turistas no mercado interno e a Paraíba tem se destacado na atração deste público. Não fazemos nenhuma previsão de movimento para essa temporada, pois 2015 foi um ano de desafios e contração da economia, que deixaram os consumidores em alerta. Esperamos um movimento acima da média do ano, especialmente nos estabelecimentos localizados nos corredores turísticos. Vamos trabalhar para que o verão supere as nossas expectativas”, explica o presidente da Abrasel-PB, Paulo Amara