Barreira do Cabo Branco: Ativistas e atletas realizam protesto contra PMJP

0

Nesta terça-feira (19), grupos de ativistas realizarão uma ação conjunta, na qual exigem explicações sobre o projeto de intervenção na Barreira do Cabo Branco. A atividade é realizada pela rede mobilizadora Minha Jampa junto com o Grupo Amigos da Barreira, Coletivo Ocupa Cultura, Cidade Bike e atletas do projeto Mais Natação e Sup Club PB. A concentração está marcada às 8h no Posto Federal, que dá acesso à Praia do Seixas, com previsão de chegada na Barreira do Cabo Branco às 9h.

O projeto de intervenção na Barreira do Cabo Branco recebeu o caráter de urgência devido à solicitação feita pela secretária Daniella Bandeira junto à Defesa Civil, em razão do último deslizamento. Orçado em R$ 80 milhões, o projeto ainda não possui as licenças ambientais necessárias para o início da obra. Ademais, a obra não possui consenso entre especialistas, ambientalistas e usuários da área que discordam da falta de transparência na condução da Prefeitura.

“Nós queremos explicações sobre o que irão fazer ali. Queremos saber da necessidade, das ações e seus impactos, além dos custos. Estamos cansados de engolir orçamentos milionários sem transparência. A Barreira é nossa identidade. Tudo que queremos é que aquela área, de fato, vire um parque” Andréa da Minha Jampa

Há mais de 30 anos que intervenções são realizadas no entorno da Barreira e nenhuma solução viável para efetivação do parque Cabo Branco foi encaminhada. Audiências e reuniões já foram realizadas e não tiveram participação da população, devido ao local e/ou falta de divulgação. Em protesto, os ativistas irão abrir uma faixa no mar, com a inscrição #NãoAfogue80milhões, e sacolas de dinheiro serão “salvas” do afogamento e entregues à população na beira da praia. Ciranda e coco de roda embalarão a união da população, que quer uma audiência na Estação Ciência já.

Mobilização

Esta é a primeira mobilização da Minha Jampa e está sendo feita em parceria com os Amigos da Barreira. O site naoafogue80milhoes.minhajampa.org.br foi lançado explicando a situação e coletando assinaturas para pressionar Daniella Bandeira a fazer uma audiência realmente pública pra explicar esta obra e o orçamento tão alto. Em menos de uma semana, já foram mais de 800 pessoenses demandando transparência da Prefeitura. Este ato de terça tem o objetivo de fortalecer esse pedido da população e une diversos coletivos da cidade que utilizam a área para praticar esporte e recreação, e que também desejam maiores explicações sobre o projeto.

 

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here