Banco de Leite realiza campanha e arrecada 3 mil vidros

    0

    O Banco de Leite Humano Anita Cabral, que fica no bairro de Cruz das Armas, na Capital, conseguiu 3 mil frascos por meio das escolas que participaram da quarta Campanha de Doação de Vidros. Na próxima segunda-feira (24), às 9h, a instituição receberá de forma simbólica os frascos doados por 30 alunos do Colégio Geo Tambaú, que, ao longo do ano letivo, foi a escola que arrecadou mais frascos – neste ano, mais de dois mil frascos foram doados pela escola.

    De acordo com a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a arrecadação desses frascos de vidros nas escolas é uma estratégia inteligente, de baixo custo e ecologicamente aprovada. “A campanha de doação, além de auxiliar na coleta do leite humano doado, contribui com a natureza no que diz respeito à diminuição de lixo, garantindo o respeito ao meio ambiente, e, ainda, incentiva os jovens estudantes a desenvolver um trabalho coletivo”, afirmou Thaise.

    Ainda segundo Thaise Ribeiro, é uma ação que sensibiliza os participantes a ajudar o próximo com gestos simples. “As doações incluem os alunos em ações de cunho social, chamando atenção para o auxílio a quem precisa, ao mesmo tempo em que os ensina sobre a importância da amamentação para um crescimento saudável”, explanou.

    O Banco de Leite realiza visitação nas escolas parceiras e promove palestras de conscientização da doação de leite e as maneiras corretas de armazená-lo. As escolas, por sua vez, fazem campanhas internas através de gincanas e premiações para a arrecadação de vidros entre seus alunos. Este ano, participaram, além do Geo Tambaú, as escolas Menino Jesus, Evolução, Motiva, Século, Senhor do Bonfim e Líder.

    “Ficamos muito gratos pela participação e engajamento das escolas. Infelizmente, não podemos reunir todos os envolvidos em nossas instalações, mas estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Thaise Ribeiro. Na oportunidade, serão entregues os mais de três mil frascos de vidro recebidos e os 30 estudantes do Geo Tambaú poderão conhecer as dependências do Banco de Leite Anita Cabral. “Eles terão a oportunidade de ver como funciona o nosso trabalho na prática e passaremos vídeos e palestras sobre a importância da amamentação e da doação de vidros para a saúde pública do Estado, principalmente relacionado à redução da mortalidade infantil”, completou Thaise.

    Patrício Júnior da Silva é professor do Geo Tambaú e coordenou a campanha promovida pela escola. “O Banco de Leite Anita Cabral nos conquistou desde a primeira campanha. Os alunos ficam completamente engajados porque foram sensibilizados da importância da doação do leite materno”, disse ele. Os vidros são coletados de várias maneiras pelos alunos que acabam sendo multiplicadores da ação. “Eles conversam com os pais, com amigos, com vizinhos e tudo isso vira um ciclo muito positivo. O vidro que, muitas vezes, iria para o lixo, agora pode salvar uma vida! Nós ficamos muito felizes em poder ajudar e a ação traz para o bebê o que há de melhor, que é o leite materno”, afirmou Patrício.

    Além da importância da doação do excedente lático (leite em excesso), é imprescindível salientar que a preservação dos componentes presentes no leite deve ser feita de maneira adequada. A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral informou que os frascos de vidro são essenciais no momento da ordenha da doadora. “No frasco é armazenado o leite durante todo o processo – desde o momento da coleta, quando a mãe faz a ordenha, passando pelo controle de qualidade, classificação, pasteurização, armazenamento e distribuição”, disse.

    As embalagens para a coleta de leite humano ordenhado são preconizadas pela Anvisa e devem ser de fácil limpeza e desinfecção, apresentar vedamento perfeito e ser constituída de material inerte e inócuo ao leite em temperatura na faixa de -25°C a 128°C, não permitindo trocas indesejáveis com o produto acondicionado e mantendo seu valor biológico. “Os frascos devem ser de vidro, com boca larga e tampa plástica rosqueável”, ilustrou Thaise.

    A população pode doar vidros durante todo o ano. “O Banco de Leite recebe doações acima de dez frascos de vidro e disponibiliza a busca em local combinado com o doador. Disponibilizamos, também, atividades e palestras em escolas, instituições diversas e comunidades sobre a importância de doação de leite humano”, alertou Thaise Ribeiro.

    Telefone para contato: Banco de Leite Anita Cabral – 3215-6047

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here