Bancada governista forma ‘blocão’ com 26 deputados e comandará comissões da AL

A bancada aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB) vai comandar todas as comissões permanentes da Assembleia Legislativa, pelo menos nos próximos dois anos. É que de maneira surpreendente, foi fechado um ‘blocão’ com 26 deputados estaduais.

Agora, caberá ao  grupo a indicação dos nomes e preenchimento das vagas nas diversas comissões permanentes e temáticas da Assembleia Legislativa.  A surpresa foi adesão dos deputados José Aldemir (PEN), Frei Anastácio (PT), Trócolli Júnior e Ranieri Paulino, ambos do PMDB, na composição do ‘blocão’. Já a bancada de oposição formou um bloco com apenas oito deputados. Daniela Ribeiro e Galego de Sousa, ambos do PP, não estão em nenhum dos blocos.

Na formação das comissões constituídas de sete integrantes , o ‘blocão’ tem direito a indicar  cinco nomes, e três nas comissões formadas por cinco parlamentares.

Nesta quarta-feira (25), o Diário do Poder Legislativo (DPL) divulgou a proporcionalidade dos partidos e blocos parlamentares para a composição nas comissões. De acordo com o ato, o ‘blocão’ foi formado por PSB, PMDB, PEN, DEM, PT, PSD, PSL, PTdoB, PR, PTB e PCdoB.. Já o bloco da oposição é composto pelo PSDB, PSC, PTN e PRB.

O deputado Buba Germano, que já foi escolhido líder da bancada do PSB, também será o líder do bloco formado pelos 26 parlamentares. O deputado Dinaldo Filho (PSDB) será o líder do bloco de oposição, formado por apenas oito parlamentares.

Os presidentes de pelo menos duas das mais importantes comissões da Assembleia Legislativa já estariam definidos. A deputada Estela Bezerra (PSB) vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça, enquanto Edmilson Soares (PEN), a comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária.

As informações são do portal PB Hoje.