Balanço da ‘Lei Seca’ aponta redução de motoristas flagrados pela Operação

    0

    O Governo da Paraíba, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), contabiliza a redução do número de motoristas flagrados pela Operação Lei Seca, de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano. Enquanto no mesmo período de 2014, 1.364 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) apreendidas por infringir o art.165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), neste ano 602 foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool.

    Mesmo com o crescimento da frota na Paraíba, que atinge 1.059.761 veículos, segundo levantamento do Detran, os índices de violência no trânsito foram reduzidos, a partir da efetiva ação da ‘Lei Seca’, que ocorre há quase quatro anos no Estado.

    De acordo com o chefe de Policiamento do Detran, Ricácio Cruz, a forma como as ações de fiscalização e educação têm sido conduzidas gerou essa redução e o impacto positivo contribuiu para a redução dos índices de violência no trânsito.

    “Temos intensificado as abordagens da Lei Seca, em parceria com a Polícia Militar, orientando os motoristas com campanhas educativas. Ainda há muito a se fazer para termos um trânsito mais humano e menos violento, mas essa redução fortalece o sentimento de que estamos no caminho certo”, ressaltou o chefe do Policiamento.

    O art. 165 do Código de Trânsito diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima que, além da multa de R$ 1.915,40 e apreensão da CNH, pode ocasionar ao condutor a perda do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.

    O Detran intensificou as fiscalizações na Capital, cidade litorâneas e no interior da Paraíba com objetivo de diminuir a violência no trânsito. Sensibilizando os condutores sobre os riscos e a responsabilidade.

    Bafômetros – Para reforçar as ações, na terça-feira (5), foram entregues 18 novos etilômetros (bafômetros) às unidades de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba e para as equipes da Operação Lei Seca de Campina Grande. Os equipamentos vão facilitar o trabalho dos agentes durante as abordagens.

    Ainda segundo Ricácio Cruz, a ação é fruto do resultado positivo da Operação Lei Seca. “A chegada desses equipamentos é de fundamental importância e vem para fortalecer as fiscalizações de condutores que insistem na combinação do álcool e direção. Os órgãos envolvidos nesse segmento farão as fiscalizações de forma efetiva e permanente fazendo, assim, um trabalho de prevenção de acidentes e salvando vidas, foco principal de nossas ações rotineiras”, disse Ricácio.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here