Auxiliar de Cartaxo diz que Conselho Municipal de Cultura deve ser reativado

    0

    Após reunião entre integrantes do movimento SOS Cultura JP e o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, ficou acertada a retomada do Conselho Municipal de Cultura. Desativado desde dezembro de 2013, a volta do Conselho acontece depois dos protestos de artistas do circuito local contra a gestão da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

    Kalyne Almeida, integrante da última formação do Conselho Municipal de Cultura, relatou que na última reunião, em dezembro de 2013, o presidente da Funjope, Maurício Burity, encerrou  o encontro de forma abrupta, alegando ter sido desacatado por um dos membros do Conselho. Desde então, a entidade não se reuniu mais, o que impediu que sociedade civil assumisse a presidência do organismo, em respeito a alternância estabelecida pelo regimento.

    Em novembro do ano passado, houve nova eleição convocada pela Funjope e os Fóruns de Cultura se organizaram e fizeram suas respectivas eleições, indicando representantes para o Conselho. “Fizemos eleição e registramos em cartório. Depois ficamos pedindo a posse dos novos conselheiros”, revela Kalyne, que integra o Fórum do Audiovisual.

    Perguntado se a reabertura do Conselho era uma resposta aos recentes protestos da classe artística a gestão cultural do município, o secretário Adalberto Fulgêncio desconversou e disse que a medida foi fruto do diálogo. “Estamos dialogando com os representantes (da classe artística), tivemos uma boa reunião”, relatou ele.

    Sobre o próximos passos para a reativação, ficou acertado que no período de 8 a 12 de junho a Funjope vai recompor o Conselho Municipal de Cultura, preparar a eleição do presidente e formar uma comissão para elaborar um Plano Municipal de Cultura. “A questão é esperar se fazer cumprir a Lei e o regimento do Conselho”, enfatizou Kalyne Almeida, ressaltando que o movimento cultural irá acompanhar o processo.

    Por Sandro Alves de França, especial para o Paraíba Já

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here