Patrocinado pelo BNDES, III Festival Internacional de Música Clássica de JP tem atrações definidas

    0

    Um dos principais eventos de música clássica do país foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (29). É o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que chega terá sua terceira edição entre 29 de novembro e cinco de dezembro contando 15 músicos de seis nacionalidades. A lista de participações foi anunciada durante evento de lançamento com a participação do prefeito Luciano Cartaxo. O III Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura da capital (PMJP), por meio da Funjope, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    “Este é um evento de grande importância para o nosso calendário turístico e cultural e que reaproxima João Pessoa da sua tradição dentro da música erudita”, destacou o prefeito. “Estamos dando à população a oportunidade de assistir concertos dos maiores instrumentistas do mundo e mostrando a força que a cultura clássica possui”, complementou.

    Serão 23 concertos pelas igrejas históricas da cidade e 11 masterclasses. Entre as estrelas que estarão na programação estão nomes como o do holandês Joris van Rijn-Holanda, a russa Masha Iakovleva, a japonesa Mayu Konoe e os brasileiros Alexandre Mandl e Alberto Johnson, todos reconhecidos pelo talento como violinistas.

    Frank Brakkee (Holanda), Takehiro Konoe (Japão) e Emerson de Biaggi (Brasil) comporão as violas. Michael Müller (Alemanha) e o brasileiro Matias de Oliveira Pinto são as estrelas ao violoncelo, enquanto Yoram Ish-Hurwitz (Israel) estará ao piano. Completa a relação o violonista Claudio Faga (Brasil).

    “O Festival já está consolidado e se fortalece a cada novo ano, movimentando a cena cultural em João Pessoa”, destacou o coordenador executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Maurício Burity. “Tenho certeza que a cidade vai abraçar mais uma vez o evento e aproveitar essa programação construída com muita dedicação”, afirmou.

    Destaques do festival – Com apenas 14 anos, a premiada violinista holandesa Noa Wildschut, com participações nas principais orquestras do Velho Mundo, será uma das homenageadas do evento em 2015. Ela dividirá a o posto com o cellista alemão Benedict Klöckner, em sua segunda passagem pela cidade.

    “A formatação do festival obedece aos mesmos padrões das duas primeiras edições, prezando pela excelência na seleção dos participantes”, diz Johnson, que coordena a parte artística do festival ao lado de Paulo Gazzaneo.  “O foco é unir juventude à experiência dos participantes como forma de intercâmbio e apoio a projetos sociais”, completa.

    A solenidade desta quinta teve uma apresentação da Orquestra de Cordas Infanto-juvenil do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, parceria da PMJP com a ONG homônima e que está atendendo a 94 crianças do Alto do Matheus. Eles se apresentaram ao lado do quinteto de instrumentistas venezuelanos advindos do El Sistema.

    O festival – Sucesso de público e crítica em duas edições com concertos repletos, o Festival Internacional de Música Clássica vai contar mais uma vez com uma seleção de alguns dos artistas mais respeitados da música erudita mundial, em passagens por igrejas históricas e pontos turísticos da capital, além de eventos de formação musical gratuitos (masterclasses) ministrados pelos artistas convidados entre 30 de novembro e 4 de dezembro.

    Serão 23 concertos no total (quatro por dia, realizados às 14h30, 16h, 18h e 20h), ambientados no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Baptista e do São Francisco.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here