Atletas mais rápidos dos Jogos Escolares da Juventude brilham em João Pessoa

Na manhã deste sábado, dia 8, foram disputadas, na pista da Universidade Federal de João Pessoa, as primeiras finais do atletismo nos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos. Entre as provas de campo e de pista, destaque para os 100 metros rasos, mais tradicional e veloz prova no programa da competição.

Na categoria feminina, Isabela Silva, atleta de 16 anos da E.E. Edeli Mantovani (MT), surpreendeu as favoritas e com o ótimo tempo de 11s92. garantiu o ouro. A prata ficou com Gabriela Mourão, do RJ, e o bronze foi para Ana Carolina Azevedo, de SP. “Comecei no atletismo graças à insistência de uma amiga e do meu professor, que foram me buscar na minha casa e me levaram na marra para treinar. Tinha 10 anos, e já na minha primeira competição fiquei em terceiro lugar no salto em distância. Acho que eles tinham razão, hoje sou campeã brasileira. Agora, quero muito ir em busca do índice para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016”, disse Isabela, fã de Usain Bolt e que também correrá a prova dos 200 metros rasos, cujas eliminatórias começam na tarde desse sábado.

No masculino, uma troca que deu muito certo. Nascido em Marabá, no Pará, em 2012 Pedro Santos trocou sua cidade natal e o futsal, esporte que praticava desde pequeno, pela cidade de Manaus e o atletismo. Apenas dois anos depois, cravou a marca de 10s69 e se tornou campeão dos Jogos Escolares da Juventude. “Jogava futsal desde pequeno, meu treinador se surpreendeu com minha velocidade e me falou: “Seu lugar é na pista”. Em minha primeira competição, nos Jogos de Natal, fui eliminado na primeira fase. Mas me apaixonei pelo esporte, e passei a treinar com seriedade. Não penso tanto no lado da disputa, mas sim na parte do intercâmbio cultural, na convivência, na amizade com outros atletas. Esse clima é maravilhoso. Fora o aprendizado e amadurecimento que ganhamos aqui, que é uma oportunidade única”, disse o aluno da E.E. Adelaide de Macedo (AM), que tem o brasileiro Sandro Viana e o jamaicano Usain Bolt como maiores referências no atletismo e se prepara para o Sul-americano de Cáli, na Colômbia, daqui a duas semanas.

As provas de atletismo continuam na tarde deste sábado a partir das 15h, e também durante todo o domingo, a partir das 9h, no estádio da UFPB.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.