Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano é aberto nessa sexta; confira programação

0

O Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano (ACHIP) é um projeto que envolve cultura, arte e lazer. Formado por ativistas da Cultura Hip Hop, busca através de parcerias, oferecer um espaço colaborativo com a realização de oficinas, mostras culturais, exposições, shows, palestras, debates e serviços.

O lançamento oficial do Ateliê acontece nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio na Rua Paulino Santos Coelho, nº 11, Jardim Cidade Universitária, Antiga sede do Centro Interativo de Circo – CIC. com programação especial durante todos os dias, com apresentações, oficinas, workshops, exibição de filmes, bazar, debates, mesa-redonda e outras.

Para Gerard Miranda, idealizador do projeto, esse é o momento do Hip Hop da Paraíba se organizar e se profissionalizar. “A ACHIP se baseia na arte urbana e é a partir dessa arte que a casa irá buscar autonomia, através da cultura solidária com empreendedorismo sustentável.”, afirma o produtor e ativista cultural.

Segundo GigaBrow, um dos artistas visuais mais expressivos do estado, ter um espaço dedicado à cultura de rua é uma conquista “O Ateliê Casa do Hip Hop é um espaço criado para suprir as demandas do mercado de arte e outras ramificações, afinal já ultrapassamos o período de formação dos artistas, e agora é hora de retornar ao mercado de forma profissionalizada.”

A produtora do projeto, Araceli Duran, acredita que a formação política é um instrumento que vai fortalecer a cultura, investindo no empreendedorismo e na produção independente. Segundo ela, “A ACHIP vai buscar sempre o uso da democracia artística como forma de agregar valores culturais e fortalecer o hip hop.”

Hip Hop na Paraíba

O Movimento Hip Hop é um segmento sócio cultural que agrega jovens de periferias na busca de empoderamento e politização através da cultura. Dentre as expressões artísticas do Hip Hop estão: Graffiti (Arte Visual), Rap (Música), Discotecagem (Música) e Dança de Rua.

Essas expressões aliadas à formação política criam um instrumento poderoso na inclusão de jovens e fortalecimento dos vínculos comunitários. Na Paraíba, esse movimento vem crescendo cada vez mais, dessa forma, é importante para todo o estado, um espaço de convivência, formação e desenvolvimento da cultura e é isso a que se propõe a ACHIP.

Programação de lançamento do Ateliê:

Lançamento do Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano – ACHIP

SEXTA – 29/04

19:00 min – Pré Lançamento do Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano

  • Vivência sobre o Hip Hop e apresentação do Projeto ACHIP
  • Discotecagem:
  • Dj Mauro / Dj Black / DjJoh 189 (Campina Grande)

SÁBADO – 30/04

19:00 min – Lançamento Oficial do Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano

VERNISAGEM

César Formiga/ Mulinga / GigaBrow / Cyber Dantas / Shiko / Sombra / Whendell / Thaynara (CG)/ Armamento Visual / Perfect / Witch

CINECLUB

VJ Metralha

Exibição de Videoclipes de artistas do hip hop e o Documentário Parahyba HipHop

Sinópse: Produção audiovisual realizada pelo extinto Centro Interativo de Circo – CIC. Esse documentário conta a história do Hip Hop na Paraíba pela ótica de seus participantes, uma produção que envolveu vários artistas e diversas regiões do estado, com duração de 20 minutos, é o principal registro da cultura hip hop paraibana até o momento.

Direção Geral: Gerard Miranda

SHOWS

  • Discotecagem:Djs Mauro, Black eJoh 189 (Campina Grande)
  • CG ZOO(Campina Grande)
  • Indigente MC(Campina Grande)
  • Preto Alisson
  • JR MC
  • PROJETO RESGATE
    • Lançamento dos CDs“PODER PARA O POVO NEGRO” e“NEM GANGTER NEM CAFETÃO”do rapper Alê da Guerra Santos. (Alê da Guerra é um dos pioneiros do Hip Hop na Paraíba, o projeto Resgate é uma realização do produtor e ativista cultura Gerrard Miranda e tem como objetivo, projetar artistas que ajudaram a construir a história do Hip Hop na Paraíba)

BAZAR

DOMINGO – 01/05

19:00 min – Cultura e Informação

WORKSHOP

  • DANÇA DE RUA – WallisonBronx – CrewTrue Kings
  • DANÇA DE RUA – Joel Santana (Cajazeiras)

MESA REDONDA

  • Shiko (Artes Visuais – Graffiti) / Vant Vaz (História da Dança de Rua na Paraíba) / Kalyne Lima (Empoderamento Feminino e o Hip Hop)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Discotecagem: Djs Mauro, Black e Joh 189 (Campina Grande)

Break de Cajazeiras – Grupo de Dança de Rua da Paraíba

AfroNordestinas (PB)

Demerson Filipe (Patos – PB)

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here