Assembleia anuncia novas medidas de sustentabilidade e transparência

0

A Assembleia Legislativa vai disponibilizar por meio eletrônico todos os requerimentos de autoria dos deputados, isto está previsto para acontecer a partir de dezembro próximo. O anúncio foi feito pelo secretário legislativo, Washington Aquino, nesta quarta-feira (9), durante III Workshop em Tecnologia da Informação. Com mais esta determinação do presidente Adriano Galdino, haverá mais uma grande economia de papel. Mais uma medida que tornará mais transparentes as informações à população.

O evento reúne servidores da Assembleia no auditório João Eudes e foi aberto pelo secretário administrativo Gilvan Moura Santos. Na ocasião, ele destacou que a informática avança e que as Assembleias Legislativas estão se informatizando e “há dois anos estamos comprando equipamentos, o presidente Adriano Galdino vem dando todo apoio nesse desafio maior que é informatizar toda a Assembleia Legislativa da Paraíba”.

Na primeira palestra do workshop com o tema “Rumo ao Processo Legislativo”, o secretário Legislativo Washington Rocha de Aquino, ressaltou a importância de todos os servidores da Casa de Epitácio Pessoa e dos gabinetes dos 36 deputados se emprenharem no processo legislativo eletrônico. A meta da gestão do presidente Adriano Galdino é tornar eletrônicos todos os departamentos e assim evitar uso de papel, por exemplo.

Washington destacou avanços na implantação do processo legislativo eletrônico. “A questão da sustentabilidade é uma matéria recorrente em qualquer repartição pública ou privada e uma das atitudes tomadas no âmbito da Secretaria Legislativa foi eliminar o uso do papel, hoje nós temos uma economia semanal de 10 resmas de papel. Há ainda o aspecto da transparência, do acesso à informação às matérias que estão tramitando na Casa”. Os deputados também já têm acesso à tramitação das matérias legislativas através de notebooks instalados no plenário.

O secretário legislativo lembrou ainda o Diário do Poder Legislativo que há três meses é eletrônico, está disponível no portal da Assembleia Legislativa www.al.pb.gov.br. “Qualquer pessoa com acesso à Internet pode dispor das publicações no nosso diário legislativo”.

Consta da programação nesta quinta-feira apresentação da dinâmica de uso do Portal Modelo implantado em Assembleias Legislativas e em Câmaras de Vereadores no Brasil; Transparência, Serviço de Informação ao Cidadão; Serviços de Atas Digitais e Vídeo Streamming.

O diretor geral do Departamento de Informática da ALPB, Francisco Perigo, informou que a informatização do Poder Legislativo da Paraíba – através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), já se encontra com mais de 70% concluídos.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here