Artesãos paraibanos vendem mais de mil produtos em feira internacional

    0

    A realização da 26ª edição da Craft Design, feira internacional de negócios, realizada em São Paulo, foi um sucesso para os artesãos paraibanos, segundo a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.  Dos mais de 1,5 mil produtos levados para vendas e encomendas, mais de 1,1 mil tiveram negócios fechados. Além da qualidade dos produtos comercializados, a originalidade do artesanato do Estado atraiu o interesse de clientes de diversas partes do Brasil, e de países como Inglaterra e França.

    O volume de vendas e encomendas chegou a R$ 60 mil. “É um valor que consideramos muito satisfatório. Além disso, vale ressaltar que a principal vantagem para o artesão paraibano, ao participar de uma feira do porte da Craft Design, é ter a oportunidade de expor seu produto, de ter o trabalho reconhecido por lojistas e empresários que têm em mente o conceito das melhores tendências de mercado. Então, quando algo tipicamente paraibano, que é o nosso artesanato, adquire esse reconhecimento, é algo que simplesmente não tem preço”, destacou Lu Maia.

    Entre a cidades que participaram da 26ª edição da Craft Design, que aconteceu no Centro de Exposições Frei Caneca, estão João Pessoa, Campina Grande, Nova Palmeira, Sumé, Ingá e Riachão de Bacamarte. Um dos artesãos que mais se destacou na feira foi Antônio Felismino, de João Pessoa. Com carrossel, carrinhos e rodas gigantes, ele teve todos os produtos vendidos e ainda recebeu encomendas. “A exemplo de outros artesãos que fazem parte do programa, Antônio Felismino tem uma peculiaridade muito grande, o que acabou atraindo a atenção dos clientes. Tínhamos certeza de que os produtos deles iriam para São Paulo, mas não voltariam”, acrescentou Lu Maia.

    Qualidade dos produtos – Os produtos vendidos e encomendados foram brinquedos, cerâmica e aqueles feitos com fibra da bananeira e coqueiro. Os feitos com fio, como o fuxico, renda em labirinto, renascença e tecelagem também tiveram destaque. “Nós também vendemos os feitos com madeira, pedra, metal e algodão colorido. Não poderíamos esquecer também as habilidades manuais que encantaram os paulistas”, ressaltou a gestora do PAP.

    Os produtos levados para a Craft Design representaram a cultura paraibana. Foram expostos esculturas de santos a animais, confeccionados por seu Bento, de Sumé. “O nosso estande foi o único do gênero justamente por essa peculiaridade. O artesanato da Paraíba, ao ser exposto em São Paulo, não significou apenas a realização de bons negócios, mas antes de tudo a exposição da nossa cultura, das raízes do nosso povo”, concluiu Lu Maia.

    A feira – A Craft Design é referência em negócios, tendências, decoração e design, sendo ainda considerada uma das principais realizadas no País. O evento é direcionado a lojistas, mercado corporativo, arquitetos, decoradores, fabricantes e outros profissionais do setor. A feira ocorre semestralmente com o objetivo de integrar ao setor produtivo e aos canais de distribuição novos talentos e os designers já consagrados. Para isso, há um rigoroso critério de seleção de expositores.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here