Areia Vermelha pode se tornar 1ª praia do NE a receber certificação internacional

1

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, que fica localizado em Cabedelo – Região Metropolitana de João Pessoa -, é um dos principais atrativos turísticos do litoral paraibano, devido ao seu banco de areia de cor avermelhada que só fica visível com a maré baixa. A pequena ilha poderá ganhar ainda mais visibilidade a partir do ano que vem, caso receba o certificado do Programa Bandeira Azul. A entidade é reconhecida internacionalmente por levantar o debate sobre a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro.

Atualmente, apenas quatro praias brasileiras têm a Bandeira Azul hasteada em suas areias. Nenhuma delas está localizada no Nordeste. O Parque de Areia Vermelha está inscrito na fase piloto do Programa Bandeira Azul, junto com outras sete praias brasileiras. Os requerentes do certificado dessas localidades têm até dois anos para atender às adequações para que a praia seja certificada.

A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernadi, explicou que os critérios para o recebimento do certificado estão fundamentados em quatro temas: educação e informação ambiental; segurança e equipamentos; qualidade da água e gestão ambiental.

No caso de Areia Vermelha, o requerimento foi feito, em agosto do ano passado, pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A assessora técnica do órgão, Maria Christina Vasconcelos, responsável pelo acompanhamento do projeto, informou que os critérios exigidos pelo Programa Bandeira Azul já foram identificados, e a expectativa é de que esses mecanismos sejam colocados em prática até o Verão 2016/2017.

Os pontos exigidos foram: assegurar que a qualidade da água está própria para banho; realizar Programas de Educação Ambiental com banhistas e tomadores de decisão; e melhorar a infraestrutura do local, dando apoio aos turistas e à equipe técnica, pois o local deverá ter uma base móvel de apoio na água. “Com isso, enviaremos o relatório à entidade reafirmando o cumprimento das exigências, para que possamos receber o certificado do Programa Bandeira Azul até o Verão 2017/2018”, explicou Vasconcelos.

A Bandeira Azul dá à praia a garantia de qualidade e segurança. “Mas, além disso, o local recebe divulgação nacional e internacional como sendo um destino turístico de qualidade diferenciada”, acrescentou Bernadi.

No Nordeste, apenas o Parque de Areia Vermelha e a praia da Ponta de Nossa Senhora, em Salvador, estão inscritos no projeto piloto do Programa Bandeira Azul. Esta última tem até dezembro deste ano para entregar a documentação e receber a certificação. Caso não atenda às exigências, Areia Vermelha poderá ser a primeira praia do Nordeste a receber a Bandeira Azul.

“Essa certificação será uma grande conquista para o turismo do nosso Estado, uma vez que com a normatização poderemos trabalhar melhor a infraestrutura e desenvolver projetos de educação ambiental no Parque Areia Vermelha”, destacou Vasconcelos.

A diretora da Câmara Empresarial do Turismo da Paraíba, Manuelina Hardman, avaliou que o certificado do Programa Bandeira Azul irá agregar ainda mais valor ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. “Só nós temos uma praia que surge por poucas horas. Conscientizar usuários e comerciantes sobre a preservação do ambiente é fundamental, para que possamos usufruir dessa beleza natural durante muitos anos”, comentou. Mudanças na exploração de Areia Vermelha.

Desde janeiro deste ano, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha está funcionando com os critérios estabelecidos na Portaria 002/2016 da Sudema, que proíbe o encalhe de barcos motorizados no banco de areia; utilização de mesas, cadeiras, guarda-sol, tenda e similares na área; manejo de comidas no banco de areia e prática de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes de corais.

A medida causou polêmica. A Associação dos Empreendedores do Parque ainda conseguiu uma liminar na 4ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo suspendendo o efeito da portaria. Mas a Sudema recorreu, e o Tribunal de Justiça da Paraíba derrubou a decisão. Com isso, as restrições na exploração em Areia Vermelha voltaram a valer e estão em vigor até hoje. As informações são do blog Turismo em Foco.

O que é o Programa Bandeira Azul?

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios, a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul.

Praias brasileiras que já tem a Bandeira Azul

Prainha – Rio de Janeiro/ RJ

Praia do Tombo – Guarujá/SP

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos/SC

Lagoa do Peri – Florianópolis/SC

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here