“Aprovação do casamento gay nos EUA é importante para o mundo todo”, diz ativista

O movimento de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos, aprovada ontem (26) no Supremo Tribunal Federal do país norte-americano, terá impacto em todo o mundo. Pelo menos, esta é a expectativa de ativistas dos direitos LGBT, incluindo os de entidades paraibanas.

Para o presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, diz que a reação de muitos brasileiros (e paraibanos) mostra que o impacto da decisão norte-americana é, na verdade, uma discussão internacional, de respeito a diversidade humana e aos diversos modelos de família.

“É uma pauta importante principalmente para o Brasil, que vivencia uma onda conservadora e reacionária, beirando o estado teocrático, onde projetos de cunho intolerante tem sido apresentados no Congresso com certa frequência. Nesta perspectiva, a decisão nos EUA fortalece a luta pelos direitos civis em todo o mundo, inclusive no Brasil”, reforça.

Renan ainda comentou o fato de que muitas pessoas que não tem ligação com os movimentos sociais abraçaram a causa, e mudaram seus perfis nas redes sociais. “Um dos grandes trunfos do movimento é a propagação do amor e do respeito ao próximo, e a sociedade tem se sensibilizado com isso, com o respeito a liberdade de amar e ser amado”, finalizou.