Um terço da população de Itaporanga está envolvida direta ou indiretamente com o setor têxtil e o cenário é de novas oportunidades de crescimento.  Flanelas, panos de chão e de pratos, aventais e coadores são os principais produtos produzidos pelas indústrias, fazendo com que o setor seja o que mais proporciona empregos na cidade. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva dos munícipios que integram o Vale do Piancó, foi aberta, na noite desta quinta-feira (16) a 1ª Feira de Negócios do Vale do Piancó (Inovale).

O Inovale, que segue até o sábado (18), tem como foco estimular competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas da região. Além da pauta de transformação econômica que o evento visa promover a solenidade de abertura foi marcada por apresentações culturais das cidades do Vale. Estiveram presentes autoridades como, os prefeitos da região, o deputado estadual Gervásio Maia, Buba Germano secretário do Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Arnaldo Junior Farias, consultor do Sebrae, entre outros.

Para o empreendedor Djalma Dantas Filho, diretor da empresa Dantex, no mercado há 14 anos, “o evento serve para fortalecer o mercado local, além de ser uma vitrine dos nossos produtos. Participo de várias feiras têxteis, pelo Brasil, e percebi que esse primeiro Inovale está muito organizado”, afirmou Dantas Filho.

Para a gerente do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefania Rodrigues o Inovale cumpre sua missão de promover o desenvolvimento da região e acrescenta “essa ação não foi feita de um dia para outro, houve um grande planejamento e tenho certeza que esse é o primeiro de muitos que virão. Apesar da crise que vivemos, conseguimos realizar o evento com a colaboração de todo o Vale do Piancó”, ressalta.

De acordo com Danielle Dantas, representante da Associação das Indústrias Têxteis do Vale do Piancó, a noite era de celebração, “Eventos como esse demonstram toda nossa potencialidade. O Inovale é um sonho que se torna realidade”, disse.

Danielle acrescentou que mesmo com a geração de emprego na indústria tendo caído em todo país, a cidade de Itaporanga, que possui um polo de indústria têxtil tem conseguido sair dessa realidade. Só nas fábricas são empregadas cerca de mil pessoas, o que reflete no desenvolvimento da cidade.

 O Prefeito de Itaporanga Divaldo Dantas, falou da relevância do 1º Inovale para o município, gerando conhecimento e desenvolvimento para a região, além das diversas parcerias com o Sebrae para a expansão da indústria têxtil. “Agradeço a todos que acreditaram na realização do Inovale, aos prefeitos do Vale do Piancó, do SEBRAE, dos empreendedores. A partir desse evento, vamos alavancar cada vez mais a indústria têxtil”, enfatizou o gestor local.

O Inovale contou também com a presença da gestora do município de Boa Ventura, que ressaltou a importância deste, para a valorização dos produtos locais.  “Estamos aqui expondo no nosso stand com as riquezas, produtos do nosso município, fortalecendo os laços com outras cidades do Vale, pelo progresso da região”.

Durante os três dias, a cidade de Itaporanga vai receber empreendedores, lideranças, gestores e investidores, para conhecer as soluções em produtos e serviços expostas em 70 stands, tanto da indústria têxtil, a mais forte da região, quanto dos setores de comércio e serviços. A programação de educação empreendedora também é vasta, com oficinas e palestras sobre tecnologia, inovação, gestão e vendas, além de um desfile conceitual das indústrias têxteis e a escolha da Miss Vale do Piancó.

O evento é realizado pelo SEBRAE Paraíba em parceria com a prefeitura municipal de Itaporanga e Associação dos Municípios do Vale do Piancó (AMVAP), com apoio do Governo do Estado e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).