Aprenda: Nutricionista dá dica para preparar uma Ceia de Natal light

Manter a dieta e uma alimentação saudável é um desafio para muitas pessoas durante as festas natalinas. Conforme a nutricionista clínica e pós-graduada em alta gastronomia Priscylla Oliveira Alves, mesmo com a mesa farta da tradicional ceia natalina, é possível evitar os exageros gastronômicos, optando por preparações mais leves e acertando nas escolhas.

De acordo com  Priscylla, a orientação é investir em alimentos que irão eliminar o excesso de toxinas do organismo e evitar os produtos industrializados, as carnes vermelhas, devido a lenta digestibilidade no turno da noite, os alimentos ricos em carboidratos e lipídios, além do excesso de bebidas alcoólicas, dando preferência a uma taça de vinho ou espumante.

Para preparar um ceia de Natal menos calórica a nutricionista indicou algumas opções que podem ser incluídas no cardápio em substituição aos alimentos de maior valor calórico. Veja sugestão de cardápio e orientações.

Cardápio:
-Salada composta de folhas variadas, frutas e croutons integrais;
-Salada Tropical ou salpicão light;
-Chester ou peru temperados ao suco de laranja com cebolas confitadas, pimenta do reino e sal;
-Farofa de banana ou de biscoito cracker integral com castanhas de caju trituradas;
-Arroz branco ou integral com brócolis ou amêndoas;
-Bolo de cenoura, ameixa ou banana com cobertura de chocolate 70% cacau.

Sugestões:
Segundo Priscylla Oliveira o ideal é que se inicie a ceia pelas saladas, pois elas promovem a sensação de saciedade e não sobrará muito espaço para as comidas mais gordurosas, tendo cuidado apenas com os molhos que podem ser os vilões devido as calorias. A indicação é temperar com molho de iogurte ou azeite com ervas para aromatizar.

Outra dica para o jantar de Natal são as carnes magras como o chester e peru, devendo ter o cuidado com os temperos, os industrializados devem ser evitados e deve-se optar pelo suco de frutas, marinados em ervas, sal e pimenta.

As oleaginosas (amêndoas,  nozes, castanhas, avelãs,  passas, frutas secas) são boas opções de entradas, por serem ricas em proteínas e gorduras boas, tenha atenção apenas nas quantidades.

Montar uma mesa com frutas ou fazer doces de frutas sem cremes e açúcares é uma boa estratégia para sobremesa,  se não conseguir evitar os doces, a nutricionista indica que se escolha apenas um tipo de sobremesa e se sirva de uma porção pequena. As informações são do G1.