Analfabetismo cai na Paraíba, aponta números feito pelo IBGE

    0

    A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta redução do analfabetismo na Paraíba. De acordo com os dados, o número de pessoas analfabetas no Estado caiu de 668 mil, em 2012, para 654 mil, em 2013, representando uma queda de 2,1%.

    De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, os dados refletem o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação no Estado. “Primamos pela universalização da alfabetização, por meio dos programas que implantamos”, explicou a secretária. Entre os programas desenvolvidos pela SEE está o ‘Primeiros Saberes da Infância’, com atendimento às crianças, além do ‘Programa Estadual de Alfabetização Ler, Entender e Fazer’, contemplando jovens, adultos e idosos, executado em parceria com o Governo Federal, por meio do PBA/FNDE/MEC.

    Ciclos de EJA – Com o objetivo de elevar a taxa de alfabetização e a escolaridade, o encaminhamento dos alfabetizados para o ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é essencial para garantir a continuidade dos estudos. “Se o estudante se alfabetiza, mas não dá continuidade à escolaridade, a probabilidade é de que este volte a configurar no quadro do analfabetismo em anos seguintes”, explicou Maria Oliveira. A gerente ainda esclareceu que são ofertadas vagas suficientes para o atendimento à população na rede pública de ensino.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]