AMD pode fornecer tecnologia para novos Macs e para o PS4K

0

A AMD conduziu uma bela e entusiasmada apresentação da sua nova arquitetura Polaris durante a última edição da feira CES (Consumer Electronics Show). Como prova disso, há quem diga que dois players de peso já acertaram para que a fabricante recheie seus novos lançamentos. A julgar por rumores encontrados nos cantos da internet, as novas GPUs devem ser incluídas no PlayStation 4K e também nos novos computadores pessoais da Apple. Em relação à Maçã, comenta-se que os chips Polaris 10 e Polaris 11 devem ser largamente utilizados em lançamentos de hardware até o final do ano – o que inclui tanto laptops quanto desktops, dizem. Embora não se trate de uma utilização em grande quantidade (relativamente), é certo que a Apple deve ser um belo mostruário. Além do que, cá entre nós, ao preço comumente assumido por MacBooks e afins, é de se acreditar que o cofrinho da AMD possa estufar consideravelmente.

 

AMD pode fornecer tecnologia para novos Macs e para o PS4K

A aposta na Apple parece ainda mais segura ao se cruzarem alguns dados. Conforme apontou o site WCCF Tech, por exemplo, o responsável pelo AMD Radeon Technologies Group, Raja Koduri, trabalhou anteriormente no desenvolvimento de tecnologias gráficas dentro da Maçã – o que bem poderia ter facilitado possíveis acordos entre as empresas. Seja como for, seria mais uma etapa da longa despedida da NVIDIA, por anos a escolha padrão para os Macs.

A alavanca do PlayStation 4

Na verdade, um novo PlayStation 4 capaz de rodar gráficos em 4K ainda carece de um anúncio formal – de maneira que, estritamente falando, o que há aqui é um rumor relacionado a outro rumor. Entretanto, o “PS4K” já é considerado como o segredo mais mal guardado da história do entretenimento eletrônico, chegando ao ponto de que apenas resta à Sony subir a um palco gabaritado qualquer (E3?) e soltar o verbo.

Seja como for, há quem garanta que a AMD é uma das principais contribuidoras de partes para a montagem da nova caixa da gigante japonesa – cujo surgimento soa bastante natural, a fim de diminuir a defasagem do sistema em relação à mutação constante dos PCs. Conforme apontou o site Hexus, a GPU que vem sendo relacionada ao PlayStation 4K é incrivelmente semelhante em suas características ao Polaris 10.

O novo SoC (system on a chip) manufaturado para o console deve, segundo o referido site, dobrar a capacidade de fluxo padrão do PlayStation 4 convencional – fazendo uso de uma interface de memória GDDR5 de 256-bit com um total de 8 GB de memória. No frigir dos ovos, um upgrade relativamente simples, “compartimentado”, que não afeta dramaticamente a arquitetura do console.

De olho na WWDE 2016 e na E3 Resta agora esperar por confirmações de ambas as fabricantes, o que não deve tardar. Em relação à agenda normalmente pouco surpreendente da Maçã, é de se esperar referências à AMD e sua Polaris durante a edição 2016 da feira WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a ser realizada entre os dias 13 e 17 de junho. Quanto à Sony e a “returbinada” quarta geração do PlayStation, a aposta mais óbvia não poderia ser outra: a próxima E3 (Electronic Entertainment Expo). Neste caso, cabe ficar de olho entre os dias 14 e 16 de junho. Por fim, para ambos os casos, fique ligado para futuras atualizações aqui no Canaltech.

 

As informações são do R7.

 

 

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here