Alunos representarão a Paraíba nas Olimpíadas do Conhecimento

    0

    Os alunos do SENAI, jovens aprendizes, embarcarão no dia 28 (quinta-feira) para representar a Paraíba na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento 2014 na EXPOMINAS de 03 a 06 de setembro, em Belo Horizonte. Mais de 800 competidores dos 26 Estados e do Distrito Federal estarão à prova em 58 ocupações no maior evento de educação profissional das três Américas, onde receberão em torno de 300 mil visitantes para conferir as novas tecnologias e conhecer os jovens talentos e futuros profissionais que farão crescer a competitividade da indústria brasileira.

    Aprendizado

    Tudo começa no aprendizado. Estudantes da rede pública a partir de 16 anos e cursando a 1ª série do ensino médio ingressam no SENAI através de duas seleções públicas ao ano (maio e novembro) para aprendizagem industrial. Após a iniciação do curso na área escolhida são selecionados pelo RH das indústrias e recebem a complementação prática supervisionada com direito a carteira assinada como jovem aprendiz, bolsa de um salário mínimo e vale transporte e ao final do curso, de dois a três semestres, em sua maioria são efetivados na empresa.

    Para a seleção da olimpíada do conhecimento – etapa nacional – os alunos precisam se destacar entre os melhores na etapa escolar, continuar treinando na sua modalidade e vencer na etapa estadual que acontece de dois em dois anos em competição aberta ao público, provando, tecnicamente, o planejamento do projeto a ser desenvolvido, a forma de execução através das qualidades pessoais e elaboração do produto final em tempo cronometrado (máximo de 20 horas) e milimétrico de acordo com avaliação dos critérios de nível nacional de cada ocupação.

    Competidores 2014

    Os 14 alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem do SENAI de Bayeux, Campina Grande e de João Pessoa que conquistaram medalha de ouro na etapa estadual e os convidados 03 do IFPB e 02 do SENAC, dentre estes Alanildo Santos – construção em alvenaria, Joelisson Macieira – aplicação de revestimento cerâmico, Flaviano Silva – polimecânica, José Ieliton Jr – desenho mecânico CAD, Ewerton Ferreira – eletricidade predial – ocupação na qual o SENAI-PB conquistou duas medalhas de ouro em edições consecutivas na etapa nacional – Maurício Vital – eletricidade industrial, Penha Silva – costura industrial (portadora de deficiência auditiva e portadores de deficiência visual e cadeirante). Estes competidores e os demais estão dedicados ao treinamento de mais de mil horas, além da carga horária dos cursos, para manter o nível competitivo e melhorar o ranking de 13º em 2012 com medalha de ouro e bronze e diplomas de excelência, a tornarem-se exemplos e futuros instrutores, transferindo conhecimentos e replicando experiências.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]