Alunos do projeto Ação Social Pela Música apresentam Concerto Didático

0

Estudantes de música apresentam a riqueza e o encantamento de todo um universo musical para alunos da rede pública de João Pessoa. Isso é possível graças aos Concertos Didáticos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil – Núcleo João Pessoa, que tem apresentação marcada para esta sexta-feira (22), às 15h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna (ao lado do TCE-PB).

O público-alvo são estudantes das escolas do bairro de Jaguaribe, onde o TCE-PB está localizado. São crianças e adolescentes como os 70 integrantes da orquestra infanto-juvenil do projeto ASMB, que irão apresentar o concerto sob a regência do maestro e diretor artístico do projeto, Hector Rossi. A apresentação também é aberta ao público em geral.

“Trata-se de um concerto interativo, em que a orquestra e o público pensam, juntos, como funciona a música”, explica Hector Rossi. “Além de apresentar temas bem populares, como ‘Meu lanchinho’ e ‘Over the rainbow’ (tema do filme ‘O Mágico de Oz’), a gente trabalha a atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe nesses Concertos Didáticos”.

No palco do Celso Furtado, os alunos do ASMB irão apresentar o resultado de um ano de aprendizado através da execução de obras de Beethoven, Dvořák, Tchaikovsky e até Luiz Gonzaga (veja o programa completo abaixo). “É gratificante ver essas crianças, com apenas um ano, conseguir tocar Beethoven, Tchaikovsky, Dvořák.”, comenta o diretor artístico, para arrematar: “Trata-se de um trabalho consequente e persistente”.

A Ação Social Pela Música do Brasil desembarcou em João Pessoa no ano passado, com a instalação da primeira turma do projeto no Alto do Mateus. Uma segunda turma teve início em maio deste ano no bairro de Mangabeira.

Inspirado no reconhecido modelo venezuelano El Sistema, a ASMB atende 140 crianças e adolescentes nessas duas turmas. Os estudantes têm aula de segunda à sexta de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de solfejo e teoria musical, com alguns dos mais renomados músicos que atuam da Paraíba.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here