Alunos da rede estadual são selecionados na Olimpíada de Língua Portuguesa

    0

    Alunos da rede estadual de ensino foram selecionados na etapa estadual da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com o tema “Escrevendo o Futuro”. Entre os gêneros literários Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, a Comissão Julgadora Estadual da Paraíba elegeu oito textos, além de quatro suplentes. A comissão é composta por representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por professores da rede estadual, municipal e federal de ensino e técnicos da SEE.

    Tendo vencido as etapas escolar e municipal, os selecionados agora seguem para a etapa regional, na qual serão escolhidos 500 textos semifinalistas dos alunos autores e respectivos professores que deverão participar de encontros durante os meses de outubro e novembro. “Esses encontros têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver com os professores atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente”, explicou a representante da SEE, Edwiges Soares.

    Os alunos semifinalistas irão analisar seus textos com o apoio da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e de seus professores. Eles vão produzir outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos 152 finalistas em todo o Brasil, sendo 38 de cada categoria. Na última etapa, que acontecerá em dezembro, o encontro será realizado em Brasília, onde serão premiados os 20 vencedores nacionais. Os professores e alunos ganharão medalhas, um notebook e uma impressora; e a escola receberá dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

    A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]