Alunos da rede estadual são selecionados na Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede estadual de ensino foram selecionados na etapa estadual da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com o tema “Escrevendo o Futuro”. Entre os gêneros literários Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, a Comissão Julgadora Estadual da Paraíba elegeu oito textos, além de quatro suplentes. A comissão é composta por representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por professores da rede estadual, municipal e federal de ensino e técnicos da SEE.

Tendo vencido as etapas escolar e municipal, os selecionados agora seguem para a etapa regional, na qual serão escolhidos 500 textos semifinalistas dos alunos autores e respectivos professores que deverão participar de encontros durante os meses de outubro e novembro. “Esses encontros têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver com os professores atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente”, explicou a representante da SEE, Edwiges Soares.

Os alunos semifinalistas irão analisar seus textos com o apoio da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e de seus professores. Eles vão produzir outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos 152 finalistas em todo o Brasil, sendo 38 de cada categoria. Na última etapa, que acontecerá em dezembro, o encontro será realizado em Brasília, onde serão premiados os 20 vencedores nacionais. Os professores e alunos ganharão medalhas, um notebook e uma impressora; e a escola receberá dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.