Alimentação e Serviços impulsionam aumento do custo de vida em João Pessoa

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa, mais conhecido por custo de vida, subiu em média 1,07% no mês de fevereiro em relação a janeiro, ficando o acumulado no ano em 2,05% e nos últimos doze meses em 13,38%. A pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) aponta que os produtos que registraram maiores variações de preços estão nos grupos: Alimentação (3,13%) e Serviços (3,99%).

 

O aumento no grupo Alimentação foi influenciado principalmente pela alta de preços ocorrida nos itens: frutas (9,76%), cereais (7,06%), hortaliças e verduras (5,38%), pescado (4,15%), sal e condimentos (1,95%) e farinhas, féculas e massas (1,52%).

 

Já no grupo Serviços Pessoais, a alta ocorreu devido aos acréscimos de preços médios ocorridos nos itens: educação (6,82%) e recreação (5,28%). Habitação também registrou aumento: 0,67%.

 

Com isso, dos sete grupos que compõem o estudo, quatro apresentaram queda nos preços médios de produtos e serviços: o grupo Transporte e Comunicação (0,50%), Artigos de Residência (1,99%), Vestuário (0,36%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,32%).

 

Para conferir os detalhes da pesquisa do Ideme sobre o IPC de João Pessoa, bem como os resultados de outros trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, basta acessar o endereço eletrônico: www.ideme.pb.gov.br.

 

O Ideme é vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba (Seplag) e tem a missão de contribuir para a construção e a implementação de políticas públicas, via produção de estudos, pesquisas e projetos de natureza global e/ou setorial nas áreas socioeconômicas, focando o desenvolvimento sustentável na Paraíba e seus municípios.