Aguinaldo Ribeiro assina manifesto pró-Dilma contra “movimento golpista”

Líderes de partidos e um grupo de deputados da base aliada ao governo entregou manifesto à presidente Dilma Rousseff (PT) em que defende a legitimidade do mandato da petista. O documento, intitulado “Declaração em Defesa da Democracia e do Mandato Popular”, foi assinado por líderes ou presidentes do PT, PCdoB, PDT, PMDB, PP, PR, Pros, PSD e PRB. O texto foi entregue durante café da manhã no Palácio do Planalto na manhã da última terça-feira (15), e recebeu assinatura do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), ex-ministro das Cidades da presidente petista.

O texto chama o movimento oposicionista pelo impeachment de Dilma de “nova forma de golpismo”. “Considerando que tal processo se constitui numa clara e nova forma de golpismo, a qual, embora não se utilize mais dos métodos do passado, abusa dos mecanismos solertes das mentiras, dos factóides e das tentativas canhestras de manobras pseudo-jurídicas para afrontar o voto popular e a democracia”, assinam os deputados.

O manifesto não faz uso da palavra impeachment, mas não deixa de destacar que, para os governistas, os congressistas da oposição estão tentando “deslegitimar e encerrar de forma prematura o mandato popular conquistado, de forma limpa, em pleito democrático” por Dilma.

As lideranças desses partidos comandam cerca de 301 deputados na Casa legislativa. O número já impediria que o processo de impeachment da presidente fosse aberto, já que com 257 votos é suficiente para barrar a vontade da oposição. Contudo, o governo não tem conseguido conquistar apoio completo das bancadas dos partidos considerados governistas.