Ações de insfraestrutura amenizam efeitos das chuvas em comunidades de risco em JP

“Antes quando começavam as chuvas eu não dormia tranquila e ficava a noite inteira construindo barreiras para a água não entrar em casa, mas não tinha jeito. Hoje eu vivo no paraíso. Criei até gosto em ajeitar a casa. Agora vou trabalhar despreocupada, pois sei que meus filhos estão em segurança”, revela a diarista Aparecida Pereira, moradora do Timbó.

A mudança na vida da diarista que é mãe de duas crianças, só foi possível graças à intervenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Moradores das comunidades do Timbó, São José e Saturnino de Brito atualmente vivem aliviados e comemoram as intervenções feitas pela Prefeitura que investiu em contenções de barreiras, relocações preventivas, dragagens fluviais e construção de moradias sociais.

A comunidade do Timbó, que antes era considerada uma das áreas mais críticas de João Pessoa durante o período chuvoso, vive uma realidade diferente há dois anos. No local, 136 habitações populares foram construídas, associadas a projetos de pavimentação e contenção de encostas.

Giovania Félix, 33 anos, disse que vivia com o medo de deslizamento da barreira. “A gente morava em cima da barreira e convivia com o perigo e o medo. Meu sonho era ter uma casa com cerâmica para os meninos ficar brincando a vontade com tudo limpinho e hoje me sinto completamente feliz, pois já o realizamos”, declarou.

O morador Antônio Lima, disse que perdeu as contas de quantas vezes teve que tirar água de dentro de casa. “Todos os anos a gente perdia tudo que tinha, até guarda-roupa. Hoje tenho uma casa ventilada e comprei tudo novo. Foi uma mudança radical na minha vida e só tenho a agradecer a Deus primeiramente e a Prefeitura. Eu consegui até um emprego novo”, comemorou.

O casal de idosos, Maria Lúcia de Almeida e José da Silva, que mora na comunidade há mais de 25 anos, revelou que hoje é muito feliz com a nova moradia. “Durmo tranquila porque sei que hoje eu moro em um lugar seguro e tenho uma casa muito bonita. O sonho de uma pessoa na minha idade é ter suas coisinhas organizadas e hoje conquistamos isso”, concluiu.

Além das habitações, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou, também no Timbó, obras de infraestrutura e urbanização que incluíram a construção de um muro de arrimo para contenção da barreira, evitando os deslizamentos de terra, e a pavimentação de ruas, que permitiu o escoamento da água evitando alagamentos e lamaçais.

No bairro São José as ações estão em obras com o desassoreamento do rio, capinação e roçagem, contenção de barreiras e construção de moradias. Enquanto isso, as famílias que foram removidas das áreas de risco, hoje recebem auxílio moradia. Em uma das vias principais do bairro, onde a lama costumava invadir as casas, desta vez a água não trouxe transtornos à população. Já na comunidade Saturnino de Brito, 74 famílias recebem o auxílio moradia para morar em áreas seguras, enquanto novas residências populares são construídas.