O Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), projeto de educação musical para crianças e jovens com idade entre 6 e 16 anos, ganha a terceira unidade na Capital. Nesta quinta-feira (3), será inaugurado, às 15h, um novo espaço para o projeto no Centro Cultural do Gervásio Maia. Esta é a terceira unidade do ASMB, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). A inauguração dá seguimento a maratona de entrega de obras e serviços em comemoração aos 432 anos de João Pessoa.

A nova unidade vai atender 60 alunos do bairro, que vão estudar flauta doce, em aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.As inscrições para a ASMB no Gervásio Maia são gratuitas e já começam nesta segunda-feira (7), no Centro Cultural. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em escolas das redes Municipal, Estadual  e particulares, cursando o Ensino Fundamental ou Médio, que tenham pelo menos 90% de assiduidade às aulas suas respectivas escolas.

De acordo com o diretor artístico do projeto Ação Social pela Música em João Pessoa, maestro Hector Rossi, a Prefeitura vem investindo na formação das crianças, levando cultura aos bairros da Capital. “Estamos ampliando o projeto e agora vamos dar oportunidade para essas crianças de estudarem não apenas com instrumentos de corda, mas de tocarem flauta doce. Estamos dando às crianças do bairro a chance de fazer música em vez de ficar nas ruas”, afirmou o maestro.

Durante a inauguração do espaço no Centro Cultural Gervásio Maia, os alunos das unidades do Alto do Mateus e Mangabeira vão fazer uma apresentação. Com regência dos maestros Hector Rossi e Samuel Espinoza – coordenador geral do projeto Ação Social pela Música do Brasil-Núcleo João Pessoa –, os alunos vão interpretar ‘Eu só quero um xodó’, de Dominguinhos; ‘Qui nem jiló’ e ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; ‘Shoesymphony’, de John Caponegro, ‘Wewill rock you’, do Queen; e ‘Happy blues’, de Julio Fuentes.

Hector Rossi acrescentou que mais uma unidade do projeto Ação Social pela Música do Brasil será inaugurada em João Pessoa na próxima semana, no Centro Cultural Casa da Pólvora, onde 60 crianças vão poder aprender canto coral.

Projeto – O Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é patrocinado pela Cielo em parceria com várias instituições. Na Paraíba, tem parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que cede os professores e os espaços onde são ministradas as aulas.

Ação modelo – A Ação Social Pela Música do Brasil partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há mais de 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro. O projeto chegou em João Pessoa em 2015 e já atende há 150 jovens nas unidades do Alto do Mateus e Mangabeira.

Comente

Camara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here