Academia da Saúde completa um mês levando qualidade de vida

    0

    A Academia da Saúde, localizada no bairro do Geisel, completa um mês de funcionamento e promoção à saúde nesta quinta-feira (16). O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e faz parte dos trabalhos preventivos e de promoção à saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

    Segundo o MS, o Programa Academia da Saúde potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa.

    Ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais, caminhadas orientadas, apoio a Academia da Terceira Idade (ATI) são algumas das atividades desenvolvidas na Academia da Saúde, que acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30. Em média, 200 pessoas participam diariamente das atividades na Academia.

    A empresária Maria Alves Fernandes era sedentária e vivia cheia de dores, ela conta que foi a primeira pessoa a se inscrever na Academia e hoje já vê os resultados. “Eu vivia com dores em todo o corpo, estava sempre sem disposição, desde que comecei as atividades, já nas primeiras semanas, as dores sumiram, comecei a respirar e dormir melhor. Se em um mês minha vida mudou totalmente imagina daqui a mais um tempo” comenta Dona Lia, como é conhecida na comunidade.

    Equipe multiprofissional – A coordenadora da Academia da Saúde, Raquel Gadelha, explica que além das atividades físicas a Academia disponibiliza de uma equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

    “Nosso espaço visa não apenas a prática de atividades físicas, aqui é um lugar para fortalecer o convívio social e integrar a comunidade estimulando hábitos saudáveis do corpo e da mente” explica a Raquel Gadelha.

    O espaço é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as idades. As atividades desenvolvidas são de nível leve e moderado para que pessoas de diversas faixas etárias possam participar. Para ter acesso, basta o usuário procurar a academia no horário de funcionamento e fazer seu cadastro.

    Antonio Domingos, de 65 anos, sempre foi preocupado com a saúde e procurou se exercitar. No final do ano precisou fazer uma cirurgia para a retirada de um câncer de intestino, com o procedimento engordou muito, mas foi na Academia da Saúde que ele viu a chance de voltar a ter uma vida mais saudável.

    “Eu já gostava de me exercitar, mas com a Academia facilitou bastante, agora não fico só na caminhada estou praticando atividades orientadas, me sinto bem melhor, em um mês já consegui perder 3 quilos (kg) e as mudanças são facilmente notadas, pois meus familiares gostam tanto dos resultados que estão vendo em mim que estão pensando em vir se exercitar aqui também”, comenta o aposentado.

    “É muito gratificante fazer parte desse projeto, é algo tão bonito e que só traz benefícios para a comunidade. Sempre deixamos bem claro para nossos usuários que o nosso foco não é perda de peso, mas ganhar qualidade de vida e podemos notar que isso já está sendo alcançado”, disse a educadora física da Academia, Isabelle Delgado.

    Para a construção da obra foram investidos R$ 220 mil, sendo R$ 180 mil repassados pelo Governo Federal via Ministério da Saúde e o restante com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Outras duas unidades estão em fase de conclusão, no Ernani Sátiro e no Colinas do Sul, e outras cinco estão em fase de elaboração do projeto. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio, além de quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

    João Pessoa Vida Saudável – O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

    A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 39 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. Desenvolvido desde 2007, o projeto beneficia mais 4,8 mil pessoas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here