Abertura da programação de cultura popular encanta o público na Gameleira

O público ficou encantando na tarde deste sábado (10) com os primeiros acordes do projeto Extremo Cultural – Onde Som Toca Primeiro. No palco, armado na caldinha de Tambaú, a população assistiu gratuitamente a apresentação de duas agremiações, o Cavalo Marinho Infantil Sementes de João do Boi, de Oitizeiro, e o Samba de Roda da Escola de Capoeira Afro Nagô, do Valentina Figueiredo. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope).

As crianças do Cavalo Marinho Infantil Sementes de João do Boi, do bairro dos Novais, foram as primeiras a se apresentar. O grupo é comandado por Jocilene Cunha, mais conhecida por Tina, uma das únicas mestras do Nordeste. Outro líder do grupo, Inaldo Ferreira, comentou que o folguedo foi criado em 1965, por João do Boi, que brincava desde os 8 anos de idade. “Hoje se mantém com crianças no grupo e adultos tocando”, disse.

A estudante peruana, Andrea Ruiz, ficou maravilhada com as crianças do Cavalo Marinho. “Muito lindas as crianças tão pequenas com essa desenvoltura”, afirmou a estudante, que está em João Pessoa com um grupo de amigos para um intercâmbio.

A arquiteta Flaviana Vieira estava passeando com a família pela orla marítima e parou para assistir com os filhos e o marido as apresentações. “Muito rica a cultura popular do Brasil. Estou encantada e meus filhos também”, comentou.