Monólogo abre programação da Semana do Teatro no Espaço Cultural

    0

    O monólogo “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio” (Rio de Janeiro – RJ) abre, nesta quarta-feira (25), a programação do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo na Paraíba. A peça é encenada pela atriz Raquel Rocha, com texto de Viviane Mosé e direção de Haroldo Rego. A apresentação será às 20h, no Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego. O acesso à programação é gratuito.

    Após a encenação, haverá um debate sobre o tema Teatro e Gênero, integrando, também, as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, parceria entre a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Cultura e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

    O espetáculo foi construído com base na poesia e relatos de Stela do Patrocínio, nascida a 9 de janeiro de 1941, interna da colônia Juliano Moreira (RJ) por 30 anos. Aos 51, após ter a perna amputada, morreu de infecção generalizada. Aos 45 anos, Stela conheceu um grupo de profissionais que dariam voz às suas falas. A artista plástica Neli Gutmacher e seus estagiários foram convidados para montar um ateliê na então Colônia Juliano Moreira e aos poucos foram percebendo o grande talento de Stela: a fala.

    Durante a reforma manicomial comandada pela Dra. Nise da Silveira, sua fala foi gravada e chama atenção pela capacidade de transformar o discurso cotidiano, “sujo”, em elaboradas construções de linguagem. Sua fala dissolve a sutil fronteira entre fato e invenção, vida e arte, e remete a um universo estético permeado de uma triste beleza. Surge, então, uma inesperada forma de poesia. Os registros da poesia inquieta e avassaladora de Stela foram transformados num livro: ‘Reino dos bichos e dos animais é o meu nome’, com organização e apresentação de Viviane Mosé.

    O espetáculo não se trata de um relato biográfico e sim de se estabelecer uma relação com o universo da autora a partir de uma realidade autônoma, teatral. Busca-se alguma forma de compreensão, por meio da poesia, da sua incrível capacidade de sobrevivência por meio das palavras. Por sua interpretação, a atriz Raquel Rocha foi premiada no Festival Internacional de Cenas em Casa no ano de 2013, no Rio de Janeiro.

    Comemorações – Desta quarta-feira (25) até sábado (28), 16 apresentações serão realizadas em 12 municípios de diferentes regiões do Estado lembrando o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, comemorado oficialmente em 27 de março. O homenageado é o ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro do ano passado. O acesso a todas as atividades é gratuito. A programação completa está disponível no perfil Funesc Cultura/Facebook.

    As apresentações serão espalhadas pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com apoio das prefeituras que estão acolhendo as atrações.

    É a quarta edição do evento que tem como característica a circulação de grupos e a abrangência, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem diferentes regiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às apresentações. Além de grupos paraibanos, este ano a programação traz atrações do Rio de Janeiro (RJ), Itapipoca (CE) e Recife (PE).

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here