28 C
João Pessoa, PB
terça-feira, 12 dezembro 2017
Governo

Gervásio assina ordem de serviço para início da reforma na sede da ALPB

0

A ordem de serviço para a reforma das áreas do subsolo e parte do térreo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi assinada na manhã desta terça-feira (12). De acordo com o presidente da Casa, o deputado Gervásio Maia (PSB), após a reforma, o prédio ganhará duas novas salas, para que sejam realizadas reuniões simultâneas de comissões temáticas, uma sala onde serão concedidas entrevistas à imprensa, além de uma sala de reunião.

“A ordem de serviço assinada hoje diz respeito a reforma do subsolo e de uma pequena parte do térreo. Aqui no subsolo serão reformadas as áreas que compreendem o plenário, auditório, a implantação de duas salas para duas reuniões simultâneas das comissões temáticas, sala de entrevista e de reunião. A ideia é deixar tudo modernizado, com áreas bem acessíveis e funcionando bem”, explicou.

O deputado revelou que os investimentos feitos na reforma do prédio chegam a quase R$ 2 milhões ao todo, e espera que a obra tenha início o mais breve possível.

“Teremos um novo estúdio de televisão no térreo, já que hoje o nosso estúdio de TV funciona em uma gambiarra no térreo. O projeto dimensionou bem os espaços. Na reforma do prédio da sede foram investidos quase R$ 2 milhões, fora as mobílias o centro médico e do prédio q a Assembleia comprou na praça dos Três Poderes que ainda terá licitação lançada, hoje a ordem de serviço será para reforma do prédio sede e pretendo que as obras comecem hoje”, declarou.

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

0
João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

Informações do PBAgora

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Estatístico de Pesquisa Social – IEPES – apontou uma aceitação de 53,6% do candidato do governador Ricardo Coutinho (PSB), o secretário João Azevêdo (PSB), na disputa pela sucessão estadual na Paraíba, na 4ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba, que corresponde ao Curimataú paraibano.

Só em Cubati mais de 73% declararam que votarão no candidato do Governo.

A amostra engloba os municípios de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Seridó e Sossego.

Na aferição, a gestão do PSB também é destaque. No quesito ótima e boa a avaliação do governo Ricardo Coutinho ultrapassa os 70%, alcançando 74,1% na avaliação dos entrevistados.

Na pesquisa espontânea João Azevêdo também sai na dianteira, com 16,2%, seguindo do governador Ricardo Coutinho, com 9,2% e do senador José Maranhão (PMDB), que aparece com 8%.

A aferição estimulada, que é aquela em que os nomes dos pré-candidatos são citados, João Azevêdo figura com 23, 2%, seguido do senador Maranhão, com 20,3%. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) aparece com 9,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dia 05 e 08 de dezembro de 2017 e entrevistou 1500 pessoas. O intervalo de confiança é estimado em 95%, já a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

CONFIRA OS NÚMEROS:

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

João Azevêdo lidera para o governo em pesquisa realizada no Curimataú da PB

OUÇA: deputado pede sensibilidade ao presidente do TJPB para que a Comarca de Malta não seja fechada

0
Deputado pede sensibilidade ao presidente do TJ-PB para que a Comarca de Malta não seja fechada

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) fez um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Joas de Brito, para que ele tivesse sensibilidade com a população e a Comarca de Malta não seja fechada.

Frei Anastácio explicou que esteve visitando a cidade semana passada e que ficou preocupado ao ser informado que a Comarca teria seus trabalhos encerrados. De acordo com ele, mais de mil processos estão tramitando no órgão e em sua maioria são de pessoas que não tem condições de se deslocar para uma Comarca mais distante.

“Eu estive na comarca de Malta. O Tribunal de Justiça deve se orgulhar dessa comarca que está para ser fechada e tem mais de mil processos em andamento. Isso é uma preocupação não só dos servidores mais da população. O desembargador presidente precisa ter sensibilidade e rever essa situação. Esses processos 90% são dos pobres, de pessoas que não tem condições de se deslocar para uma comarca mais distante. Faço um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça para que haja sensibilidade nessa situação”, declarou.

As falas do deputado aconteceram durante sessão desta terça-feira (12) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Trócolli confirma negociações para Vené presidir Pros na PB: “Surpresas irão acontecer”

0

O deputado estadual Trócolli Júnior (Pros) confirmou, nesta terça-feira (12), durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, que existe uma negociação para que o deputado federal Veneziano Vital do Rego assuma o comando do Pros na Paraíba.

“Grande e fraterno amigo meu e nós estamos esperançosos para que Veneziano possa engrossar as fileiras do Pros”, comentou. Apesar de não confirmar a ida de Vené para o partido, Trócolli reiterou que “muitas surpresas irão acontecer até o final do ano no Pros”.

A filiação de Vené para presidir a legenda seria uma maneira de acalmar os ânimos dos filiados da legenda na Paraíba. Na manhã desta terça-feira (12), o antigo presidente do partido, Lindolfo Pires, já anunciou a saída. A insatisfação teve início após a destituição do mesmo para a ascensão de André Amaral pai como comandante do Pros no Estado.

“Tratamos a importância de se combinar com os deputados da Paraíba, com as lideranças políticas do interior do Estado, as mudanças necessárias para o partido e fiz ver que o deputado Lindolfo Pires e o deputado Trócolli Júnior teriam condições de, até as convenções do ano que vem, terem 100 municípios com o Pros”, observou.

Caso Ferreira Costa: depois da cobrança de Ricardo, PMJP tenta explicar veto à empresa

0
Após repercussão, PMJP quebra o gelo e admite rever embargo do Home Center do Ferreira Costa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa quebrou o gelo e finalmente explicou o embargo que fez o grupo empresarial Ferreira Costa desistir temporariamente de instalar na cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento, os empresários já detinham licenças prévias necessárias para manejo da vegetação, terraplenagem e construção do muro em torno do terreno onde será erguida a loja do grupo, entretanto, o projeto da empresa seria inadequado porque “descumpria as normas estabelecidas pelo Ministério da Defesa por meio do Comando da Aeronáutica, além da falta de requisição de alvará para obras de fortalecimento do solo”.

Ainda segundo a nota da gestão, a empresa entrou com um novo projeto, no qual supostamente sanou as pendências do projeto anterior.

“Cumpridas as exigências legais e aprovada a nova versão do projeto, as licenças adicionais serão emitidas e o embargo imediatamente levantado”, explica a publicação da PMJP.

Veja a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

Com relação ao projeto de construção de uma unidade do Grupo Ferreira Costa no município, a Secretaria de Planejamento de João Pessoa esclarece que:
 
1. A administração municipal tem atuado de maneira firme para fomentar o desenvolvimento econômico da Capital, oferecendo estímulos à iniciativa privada, inclusive por meio de incentivos fiscais, da redução de impostos e da oferta de microcrédito. Dessa maneira, vem garantindo a geração de emprego e renda na cidade com a chegada de novos empreendimentos;
 
2. A prefeitura tem procurado ser parceira e facilitadora das atividades empresariais no município, mantendo diálogo permanente com grupos como o Ferreira Costa, cujo projeto, cumpridas as exigências legais, em nenhum momento enfrentará qualquer obstáculo para sua implantação na Capital;
 
3. As secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente já concederam as licenças prévias necessárias para manejo da vegetação, terraplenagem e construção do muro em torno do terreno onde será erguida a loja do grupo;
 
4. O único problema existente era a inadequação do projeto apresentado inicialmente e executado pela empresa, que descumpria as normas estabelecidas pelo Ministério da Defesa por meio do Comando da Aeronáutica, além da falta de requisição de alvará para obras de fortalecimento do solo;
 
5. Mais recentemente, a empresa protocolou um novo projeto, supostamente de acordo com a legislação vigente, que agora passa por análise técnica desta secretaria; a Secretaria de Planejamento já apresentou à empresa a relação de incorreções para nova adequação do projeto;
 
6. Cumpridas as exigências legais e aprovada a nova versão do projeto, as licenças adicionais serão emitidas e o embargo imediatamente levantado.
 
Observação dos anexos:
 
1 – Capa do primeiro projeto apresentado em 19/09/2017;
 
2 – Protocolo de novo projeto em 28/11/2017;
 
3 – Comunicado da Seplan, em 29/09/2017 (dia seguinte), sobre necessidade de correções no projeto;
 
4 – Lista de pendências, com destaque para duas marcadas que ainda não foram resolvidas pela empresa (autorização do COMAER e recuo frontal).

Caso Ferreira Costa: depois da cobrança de Ricardo, PMJP tenta explicar veto à empresa Caso Ferreira Costa: depois da cobrança de Ricardo, PMJP tenta explicar veto à empresa Caso Ferreira Costa: depois da cobrança de Ricardo, PMJP tenta explicar veto à empresa Caso Ferreira Costa: depois da cobrança de Ricardo, PMJP tenta explicar veto à empresa

Caso Ferreira Costa: Raoni lamenta mesquinhez de Cartaxo por não ir em reunião promovida por RC

0
Caso Ferreira Costa: Raoni lamenta mesquinhez de Cartaxo por não ir em reunião promovida por RC

O deputado estadual Raoni Mendes (Dem), da base governista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), lamentou a “mesquinhez” do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), por se recusar a comparecer em reunião promovida pelo governador Ricardo Coutinho, visando o esclarecimento das razões que levaram ao embargo da obra do Home Center Ferreira Costa, que se instalava no Bessa.

“Lamentável. Você tem o interesse da população, que é emprego, todos os dias a todos os deputados, a todos vereadores são pessoas procurado empregos então tem uma empresa para se instalar e há uma mesquinhez por parte do prefeito que não quer solucionar o caso. Então é lamentável que nós tenhamos um gestor que se digna a comandar a capital dos paraibanos e ele não participar de uma negociação como esta”, comentou.

Raoni disse, ainda, que espera que o intermédio do governador faça o grupo rever a decisão de ir embora e possa se instalar em Cabedelo ou outra cidade da região metropolitana de João Pessoa.

Lindolfo confirma saída do PROS após ser destituído da presidência do partido

0
Lindolfo confirma saída do PROS após destituição da presidência

O deputado licenciado Lindolfo Pires confirmou a sua saída do PROS, após mudança no diretório estadual do partido.

O comando da legenda passou para as mãos do empresário André Amaral, pai do deputado federal André Amaral, do PMDB.

Logo que o anúncio foi feito, Lindolfo já tinha garantido que ia sair do partido, porém, a confirmação só aconteceu agora.

O novo partido do atual secretário de Turismo ainda não foi definido. Lindolfo lamentou a forma abrupta como foi destituído do cargo.

Primeiro dia de Abono Natalino em JP beneficia 5 mil pessoas

0
Primeiro dia de Abono Natalino em JP beneficia 5 mil pessoas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), iniciou nessa segunda-feira (11), em João Pessoa e em mais 187 municípios, o pagamento da segunda fase do Abono Natalino 2017. Em João Pessoa, cerca de 5 mil beneficiários receberam, através dos Correios, o Abono neste primeiro dia de pagamento no posto instalado no estádio ‘Almeidão’.

“Elaboramos um calendário para que todas as pessoas venham no dia especificado, sejam bem acolhidas, recebam um atendimento humanizado e com qualidade. Dotamos o local de condições adequadas para as pessoas, com banheiros químicos, água. Caso os beneficiários não possam vir em sua data, terão até o dia 22 para receber seus benefícios”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos.

Ela lembra ainda que o Abono Natalino está na sexta edição. “Enquanto o país vive uma das suas piores crises, o governador Ricardo Coutinho investe mais de R$ 16 milhões, com recursos próprios do Estado, reafirmando seu compromisso com as Políticas Socioassistenciais”, observou.

A dona de casa Maria Teresa, residente no conjunto Valentina Figueiredo, não escondia a satisfação em receber o Abono Natalino. “Estava esperando ansiosa por este dia. É um dinheiro abençoado, que vem em boa hora. Vou poder comprar o frango do Natal”, declarou satisfeita.

O Abono implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), é um Programa de Transferência de Renda. A Paraíba é o único estado brasileiro a conceder o benefício, e que tem por objetivo complementar a renda das famílias em situação de extrema pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família. O pagamento é realizado com base em dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), tendo como base o mês de agosto/2017, e beneficia um total de 506 mil famílias, nos 223 municípios do Estado.

Segundo a gerente da Proteção Social Básica da SEDH, Jaciana Magalhães, o pagamento do Abono Natalino prossegue até o dia 22 de dezembro, nos demais 187 municípios, através das agências dos Correios. E será realizado obedecendo à terminação do Número de Identificação Social (NIS). Em João Pessoa, beneficiará cerca de 55.526 famílias. Já em Campina Grande, o pagamento está sendo realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No horário das 8 às 17h. Os beneficiários precisam portar documento com foto, CPF e o Cartão do Número de Identificação Social (NIS).

CMJP e ALPB realizam sessão especial para lançamento do Código de Defesa do Consumidor em Braile

0
CMJP e ALPB realizam sessão especial para lançamento do Código de Defesa do Consumidor em Braile

Em sessão conjunta com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em sessão especial, discutiu a importância do lançamento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em Braile pelo Conselho de Usuários de Telefonia da Operadora TIM. Pela Câmara, a autoria da sessão foi do vereador Leo Bezerra (PSB); já pela Assembleia Legislativa, a iniciativa partiu do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB).

A sessão, presidida pelo deputado estadual Raoni Mendes (DEM) e realizada no Plenário José Mariz, do Poder Legislativo estadual, foi prestigiada por entidades que congregam e representam deficientes auditivos e visuais; e por dirigentes e gestores de órgãos de defesa do consumidor, além da Procuradoria de Justiça do Ministério Público do Trabalho. Um dos participantes da mesa da sessão foi o ex-gestor do Procon-JP, Odon Bezerra, responsável pelo lançamento do CDC em Braile em 1999.

Na sessão também foram apresentadas outras ações de acessibilidade para deficientes audiovisuais, a exemplo do Aplicativo Giulia, desenvolvido pela TIM. “Temos que reconhecer os avanços que as empresas da iniciativa privada têm trazido para o nosso estado da Paraíba e para a nossa querida João Pessoa”, discursou o vereador Leo Bezerra. “Essas tecnologias e o CDC em Braile facilitam a vida de quem padece com a deficiência auditiva ou visual”, completou Hervázio Bezerra.

O aplicativo Giulia, na prática, promove a inclusão de surdos na sociedade. Esse aplicativo traduz a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para áudio e permite comunicação entre surdos e ouvintes. O Giulia permite que smartphones transformem os movimentos de Libras em áudio e vice-versa. O que facilita que deficientes auditivos executem tarefas do cotidiano, como ir ao médico ou ao banco.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2014 por Manuel Augusto Pinto Cardoso, da MAP Technology, quando estava em Boston, nos Estados Unidos. Lá teve o primeiro contato com uma pulseira equipada com sensores para captar os sinais dos músculos do braço e da mão. O que lhe deu a ideia de adaptar a tecnologia até chegar à criação do Aplicativo Giulia. A solução dispensa o uso de pulseiras com sensores, bastando que o smartphone seja fixado no pulso do usuário. O que foi fundamental para diminuir os custos e ter escalabilidade para o projeto.

Como ninguém gesticula de maneira igual, o aplicativo aprende com a experiência do usuário, tornando-se um “alterego virtual”. Segundo Manuel Cardoso, “quando o usuário faz o download, ele baixa a versão comum para todo mundo, mas a partir do momento que começa a treinar os sinais, o algoritmo aprende como ele gesticula”. Em cerca de uma hora, Giulia aprende como o usuário se comunica. A empresa estuda ainda salvar as configurações em nuvem para que nunca sejam perdidas.

Ainda na fase de testes, o aplicativo foi usado por algumas empresas. Como a Honda, que contratou um funcionário surdo para atuar no chão de fábrica. E a Mondial será a primeira empresa com manual de produtos eletrodomésticos com guia para deficientes auditivos no celular.

Arthur Cunha Lima é internado para retirada de tumor no cérebro

0

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Arthur Cunha Lima, foi internado nesta segunda-feira (11) no Hospital da Unimed para a retirada de um tumor no cérebro. A enfermidade foi descoberta na semana passada, quando ele recebeu da equipe médica a indicação de urgência no procedimento. Amigos do titular do órgão de controle revelam que os primeiros exames apontaram aspectos benignos no tumor. Um diagnóstico mais preciso da enfermidade só deverá ser conhecido em uma semana. Os exames indicaram que o tumor se encontra na parte posterior do crânio. Não foram divulgados mais detalhes, até o momento, sobre a dimensão do tumor.

Procurado pelo blog do Suetoni, o deputado estadual Artur Filho (PRTB), filho do conselheiro, não atendeu as ligações e nem respondeu as mensagens. O tema, inclusive, é tratado com reserva pelos outros conselheiros do Tribunal de Contas. O presidente da Corte, André Carlo Torres, por exemplo, disse que não poderia dar detalhes e que apenas a família poderia se pronunciar sobre o assunto.

Na corte, em reserva, outro conselheiro relatou que Arthur Cunha Lima vinha reclamando nas últimas semanas de fortes dores de cabeça e de mal-estar. Ele relatava, no entanto, que acreditava que as dores eram provocadas pela hipertensão. Os exames realizados na semana passada, no entanto, apontaram para outro diagnóstico. A torcida dos colegas é para que o tumor seja benigno, como indicam os exames iniciais, e que se obtenha sucesso na cirurgia. Arthur Paredes Cunha Lima foi presidente da Assembleia Legislativa e assumiu vaga no Tribunal de Contas em 2009, durante o governo de José Maranhão (PMDB). Ele também já comandou o órgão de controle. Com informações do Blog do Suetoni.

Publicidade

Mais Lidas

Nossas Redes Sociais

17,859FãsCurtir
8,262SeguidoresSeguir
531InscritosInscrever