24 C
João Pessoa, PB
sábado, 19 agosto 2017
Governo
PB Gás

Queda do desemprego é sinal positivo para a economia, avalia líder Efraim Filho

0
Queda do desemprego é sinal positivo para a economia, avalia líder Efraim Filho

O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), avaliou como positivos os dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (17) que mostram uma redução na taxa de desemprego. “Ainda há muito a ser feito”, ressaltou Efraim. “Mas a queda do desemprego é uma boa notícia e mostra que estamos recuperando o crescimento da economia e voltando a gerar empregos, que deve ser nossa principal meta”, ponderou.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), elaborada pelo IBGE, no segundo trimestre de 2017, a taxa de desocupação, no País, foi estimada em 13,0%, com retração em todas as grandes regiões, com destaque para a região Norte (de 14,2% para 12,5%) e Centro-Oeste (de 12,0% para 10,6%). As outras taxas foram: Nordeste (de 16,3% para 15,8%), Sudeste (de 14,2% para 13,6%) e Sul (de 9,3% para 8,4%). “Há um passivo de desempregado muito grande”, ponderou Efraim. “É para essas pessoas que temos dedicar nossos esforços e fazer o país voltar a crescer”, assegurou.

Como divulgado no fim de julho pelo IBGE, a taxa de desemprego do país foi de 13% no segundo trimestre deste ano, a primeira queda estatisticamente significativa desde o último trimestre de 2014. “Sinaliza de que a equipe econômica tem feito um bom trabalho, controlando a inflação, reduzindo juros e, agora, criando um ambiente que ajuda na queda do desemprego”, argumentou.

Além disso, Efraim destacou também uma leve melhora no PIB no mês de junho, em comparação a maio, quando a atividade econômica cresceu 0,5%. “Ainda é pouco, mas é melhor do que o esperado”, concluiu.

Polícia da PB prende um dos maiores assaltantes de banco do Nordeste

0
Polícia da PB prende um dos maiores assaltantes de banco do Nordeste

A Polícia Militar prendeu, no início da noite dessa sexta-feira (18), um dos maiores assaltantes de bancos do Nordeste do país, em uma ação realizada em um bar da orla do Cabo Branco, na Capital. O acusado, de 37 anos, foi preso enquanto tomava uísque com um amigo, durante o “happy hour” do estabelecimento. Ele responde a processos por crimes de homicídio, roubos a casas lotéricas, pessoa, comércios e a veículos, sendo também apontado como líder de uma quadrilha com atuação em assaltos a bancos, carros-fortes e explosões de agências.

O homem foi preso pelos policiais da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur), com indicação da Coordenadoria de Inteligência da PM. Ele estava sendo procurado pela Polícia Federal e outras polícias de pelo menos quatro Estados do Nordeste. Contra o suspeito, havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Pombal-PB, com uma condenação há mais de 14 anos por roubo a banco.

A PM encontrou no carro do acusado uma pistola calibre 380 e várias munições. Ele foi apresentado na Central de Policia Civil, no bairro do Geisel, na Capital.

Ficha extensa – O acusado, que é paraibano, contou que já foi preso em Minas Gerais, em 2009; preso em São Paulo, em 2010, onde conseguiu fugir; foi recapturado no Rio Grande do Norte, no mesmo ano; e preso em São Bento – PB, tendo cumprido pena em Pombal, João Pessoa e Catolé Rocha.

Operação interdita bombas de combustíveis e apreende produtos vencidos em conveniências em JP

0

Bombas de combustível interditadas em dois postos e apreensão de diversos produtos com prazo de validade vencido em duas lojas de conveniência. Esse é o balanço parcial da operação que está acontecendo desde o início da manhã deste sábado (19), em João Pessoa. O trabalho é coordenado pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e conta com a participação de onze órgãos de fiscalização.

 

Já foram fiscalizados cinco postos. No ‘Ferrari’, localizado no Centro, e no posto ‘BR’ da Avenida Ruy Carneiro não foram encontradas irregularidades. No posto ‘Ale’, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, foram encontrados 25 produtos com prazo de validade vencido na loja de conveniência. No posto ‘BR’ da Avenida Edson Ramalho, além de produtos da loja de conveniência vencidos, também foram interditadas bombas por apresentarem visores ilegíveis. Já no posto “Expressão’, localizado na Avenida Ruy Carneiro, quatro bombas foram interditadas por vazamento e risco de incêndio. A fiscalização continua em mais três estabelecimentos.

 

Participam da operação técnicos e servidores da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq-PB), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema) e Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Seman), Procon-JP, Secretaria de Estado da Receita, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS-JP).

 

Duas equipes estão fiscalizando simultaneamente postos de combustíveis, para verificar irregularidades sanitárias, estruturais, ambientais, fiscais, a qualidade do combustível comercializado e vazão das bombas, além de verificar as condições de funcionamento também de lojas de conveniência que porventura existam nos postos.

 

Conforme explicou o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital e diretor do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, trata-se de um trabalho permanente de fiscalização, que já vem sendo promovido pelo Ministério Público estadual em parceria com órgãos de fiscalização. “Esse trabalho faz parte do ‘Programa Saúde e Segurança do Consumidor’. Infelizmente, alguns empresários não respeitam o direito dos consumidores, por isso precisamos fazer uma ação permanente e esta é a primeira vez que a operação acontece no final de semana. O que estamos fazendo tem muito peso porque o objetivo é defender a dignidade humana das pessoas”, disse.

 

Já o coordenador de fiscalização da Região Nordeste da ANP, Noel Sales, destacou a relevância desse trabalho. “A operação que vamos realizar agora é importante sob vários aspectos. O primeiro é a atuação integrada dos diversos órgãos, cada um com sua expertise e o segundo é que ela vai acontecer fora dos horários convencionais para verificar a regularidade desses estabelecimentos em horários em que eles não esperam ser fiscalizados, o que traz mais segurança à população. É claro que gostaríamos de encontrar tudo funcionando de forma adequada, mas encontrando irregularidades, vamos agir para coibi-las”, disse.

 

 

 

Por aclamação, Ronaldo Barbosa é reconduzido à presidência do PSB de João Pessoa

0

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou neste sábado (19) o VI Congresso para definir os novos membros do Diretório Municipal da legenda em João Pessoa. O evento, que teve início ontem à noite, aconteceu no Hotel Netuanah, na orla de Cabo Branco. Por unanimidade, o atual presidente, Ronaldo Barbosa, foi reconduzido à presidência da sigla na Capital.

O evento homenageou importantes nomes do PSB, como o presidente de honra do partido na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho, o ex-deputado estadual Assis Lemos, entre outros, além de celebrar os 70 anos de fundação da sigla. Para Ronaldo, eleito presidente para o próximo triênio, o momento é de organização interna e preparação para as próximas eleições.

“O nosso desafio, daqui para frente, é preparar o partido para 2018, alavancar o nome de João Azevêdo como nosso representante maior nessa disputa eleitoral, e internamente organizar o diretório para as funções eleitas hoje”, destacou.

Além de Ronaldo Barbosa, foram também eleitos para o Diretório Municipal do PSB, Alba Lígia, Érica Delpino, Estela Bezerra, Gildimar Santos, Gilvanildo Pereira, Jaílson Vilberto, Karla Alencar, Léo Bezerra, Rubens Freire, Sandra Marrocos, Tibério Limeira, Thúlhio Serrano e Verônica Ismael.

Foram eleitos ainda 11 delegados e delegadas para Congresso Estadual, que será realizado em setembro.

A posse do novo Diretório Municipal, de acordo com Ronaldo Barbosa, ocorrerá após a realização do Congresso Estadual.

Em Santa Rita, secretário de Administração de Santa Rita entrega o cargo a Panta

0

O Semanário da Prefeitura de Santa Rita trouxe no dia 17 de agosto, a exoneração do secretário de Administração do município, Luciano Alvino, primo do prefeito Emerson Panta (PSDB).

A exoneração foi a pedido do próprio secretário. Alvino foi o responsável por implementar o calendário de pagamento dos servidores municipais no primeiro dia da gestão. As informações são do Paraíba em Minuto.

Em Santa Rita, secretário de Administração de Santa Rita entrega o cargo a Panta

Ricardo manda recado para Cartaxo: “alguns não fazem e não cuidam”

0
Ricardo manda recado para Cartaxo:

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na tarde desta sexta-feira (18), o início das obras da 2ª etapa do Parque Linear Parahyba. Através do seu perfil do Twitter, ele ainda aproveitou para alfinetar o prefeito Luciano Cartaxo, crítico da obra.

“Começamos a ciclovia da 2ª etapa do Parque Linear Parahyba. O tempo não para, apesar de alguns que não fazem e não cuidam”, disse o governador.

O parque possui 150 mil metros quadrados, com calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas com playground e academias ao ar livre, bancos, ciclovia, estacionamentos, jogos, iluminação, ambiente sensitivo, entre outros.

Ricardo manda recado para Cartaxo: "alguns não fazem e não cuidam”

Foi feito no local um investimento de quase R$ 3 milhões em sua primeira etapa. As informações são do WSCom.

Ricardo lamenta situação do trânsito de JP e diz que problema é de gestão

O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que João Pessoa tem um problema “gravíssimo de gestão” e que se o Governo do Estado não tivesse feito as obras de mobilidade urbana na Capital a situação seria de um verdadeiro caos.

Ricardo também defendeu mais investimentos na mobilidade urbana. “Vejo muita gente falando sem observar as coisas. Estamos com problemas gravíssimos. É preciso haver mais investimentos e melhorias para atrair o cidadão para o transporte público. Mas pra isso é preciso gestão”, lamentou.

O governador também não poupou críticas aos seus adversários políticos que foram contra a criação da Guarda Militar Provisória que fazer com que mais de 700 policiais reforcem a segurança nas ruas.

Disse ainda que é preciso ter fundamento na hora de fazer uma crítica. “Estou colocando mais 700 policiais nas ruas e ainda falam bobagem. Vamos ter um grande reforço na segurança e eu não entendo como alguém pode abrir a boca para dizer um monte de bobagem”, salientou.

Ricardo disse ainda que as críticas são de pessoas que apoiam um prefeito que dobrou o número de prestadores de serviço. “Essas pessoas têm necessidades de fazer qualquer tipo de crítica, nem que seja a maior bobagem do mundo”, concluiu.

Banhistas podem aproveitar 47 praias do litoral paraibano neste final de semana

0

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 47 praias do litoral da Paraíba como apropriadas ao banho, de acordo com o relatório semanal divulgado nesta sexta-feira (18).  Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. Conforme o relatório da Sudema, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa. Na praia de Manaíra, está impróprio ao banho o trecho que 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria defronte à quadra de Manaíra. Na praia da Penha, não se deve tomar banho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Rio do Cabelo, enquanto na praia do Sol a autarquia recomenda evitar o banho em toda sua extensão.

 

No município de Cabedelo, a praia do Jacaré está imprópria no trecho que fica à esquerda do estuário do rio Paraíba; e a praia de Miramar, no trecho de 100 metros à direita e à esquerda da galeria de águas pluviais. No município de Pitimbu, deve-se evitar a praia do Maceió no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho; e na praia de Pitimbu, a Sudema recomenda não tomar banho no trecho que fica nas proximidades do final da Rua da Paz. Já na praia de Acaú/Pontinha, é bom evitar o banho no Rio Goiana.

 

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

 

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Mais de 250 vagas de emprego em seis cidades da PB são ofertadas nesta semana

0
Mais de 300 vagas de emprego são ofertadas na próxima semana, na PB

O Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine-PB) oferece a partir desta segunda-feira (21) 259 vagas de emprego em seus postos instalados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Patos e Bayeux. A maioria das oportunidades de trabalho é para técnico de manutenção industrial (50) em João Pessoa.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3218-6619, 3218-6618 ou 3218-6624 (em João Pessoa) e (83) 3310-9412 (em Campina Grande). Para a inscrição, os interessados devem procurar a sede do Sine-PB, localizada na rua Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa (próximo ao Shopping Terceirão), com RG e CPF.

 

Confira as vagas de emprego:

 

SINE JOÃO PESSOA – 126 VAGAS

50-TÉCNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

30-AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

10-AUXILIAR DE LOGÍSTICA (PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

05- AUXILIAR DE LIMPEZA (PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

04-COSTUREIRA EM GERAL

03-MECÂNICO DE AUTOMÓVEL

03-FARMACÊUTICO

02-TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

02-ALINHADOR DE RODAS

01-TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

01-TÉCNICO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO

01-TÉCNICO DE NUTRIÇÃO

01-PSICOLOGO (ESTÁGIO)

01-PINTOR DE AUTOMÓVEIS

01-OPERADOR DE CAMINHÃO FORA DE ESTRADA

01-NUTRICIONISTA (ESTÁGIO)

01-MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL

01-MECÂNICO DE EMPILHADEIRA

01-MANICURE

01-LANTERNEIRO DE AUTOMOVÉIS

01-INSTALADOR DE INSULFILM

01-DOBRADOR GRÁFICO

01-CONFEITEIRO

01-CAPOTEIRO

01-ANALISTA DE RH (FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA)

01-ALINHADOR DE DIREÇÃO

 

SINE CAMPINA GRANDE – 48 VAGAS

30-AGENTE DE VENDAS DE SERVIÇOS

10-VENDEDOR DE PLANO DE SAÚDE

02-ATENDENTE DE TELEMARKETING

01-TÉCNICO DE APOIO AO USUÁRIO DE INFORMÁTICA

01-MECÂNICO DE BICICLETAS

01-GERENTE COMERCIAL

01-ESTETICISTA

01-CUIDADOR DE IDOSOS

01-COBRADOR VIAJANTE

 

SINE GUARABIRA – 41 VAGAS

20-COSTUREIRA EM GERAL

12-SERVENTE DE PEDREIRO

04-MOTORISTA DE CAMINHÃO CAT. E

02-VENDEDOR PRACISTA

01-RECEPCIONISTA ATENDENTE

01-GERENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL

01-AUXILIAR DE FAROLEIRO

 

SINE SANTA RITA – 34 VAGAS

08-VENDEDOR DE SERVIÇOS

03-TORNEIRO MECÂNICO

03-MECANICO DE MANUTENÇÃO DE MAQUINAS AGRÍCOLAS

03-FERMENTADOR

03-ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

03-DESTILADOR

03-CALDEIREIRO SERRALHEIRO

03-BORRACHEIRO

01-TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICA

01-TECNICO EM FARMÁCIA

01-SUPERVISOR COMERCIAL

01-FARMACEUTICO

01-TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

 

SINE PATOS – 05 VAGAS

05-CONFERENTE DE LOGÍSTICA

 

SINE BAYEUX – 05 VAGAS

01-OPERADOR DE CAIXA

01-BORDADEIRA

01-AUXILIAR DE PEDREIRO

01-CORTADOR DE ROUPA

01-AGENTE FUNERÁRIO

MP-Procon interdita parcialmente posto de gasolina neste sábado, em João Pessoa

0

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e mais onze órgãos estão fiscalizando, na manhã deste sábado (19), postos de combustíveis localizados em João Pessoa. Até o momento, uma bomba de combustível já foi interditada no Posto Tambaú, por vazamento e display inelegível.

 

Participam da operação técnicos e servidores da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq-PB), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema) e Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Seman), Procon-JP, Secretaria de Estado da Receita, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS-JP).

 

Duas equipes estão fiscalizando simultaneamente postos de combustíveis, para verificar irregularidades sanitárias, estruturais, ambientais, fiscais, a qualidade do combustível comercializado e vazão das bombas, além de verificar as condições de funcionamento também de lojas de conveniência que porventura existam nos postos.

 

Conforme explicou o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital e diretor do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, trata-se de um trabalho permanente de fiscalização, que já vem sendo promovido pelo Ministério Público estadual em parceria com órgãos de fiscalização. “Esse trabalho faz parte do ‘Programa Saúde e Segurança do Consumidor’. Infelizmente, alguns empresários não respeitam o direito dos consumidores, por isso precisamos fazer uma ação permanente e esta é a primeira vez que a operação acontece no final de semana. O que estamos fazendo tem muito peso porque o objetivo é defender a dignidade humana das pessoas”, disse.

 

Já o coordenador de fiscalização da Região Nordeste da ANP, Noel Sales, destacou a relevância desse trabalho. “A operação que vamos realizar agora é importante sob vários aspectos. O primeiro é a atuação integrada dos diversos órgãos, cada um com sua expertise e o segundo é que ela vai acontecer fora dos horários convencionais para verificar a regularidade desses estabelecimentos em horários em que eles não esperam ser fiscalizados, o que traz mais segurança à população. É claro que gostaríamos de encontrar tudo funcionando de forma adequada, mas encontrando irregularidades, vamos agir para coibi-las”, disse.

 

PSB de João Pessoa elege novo diretório municipal, neste sábado

0
PSB/JP inicia congresso nesta sexta e deve eleger novo diretório amanhã

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) dá continuidade ao congresso municipal da legenda em João Pessoa, que discute diversos assuntos e eleger os membros do Diretório Municipal.

O evento vai debater diversos temas, como as novas tecnologias e democracia participativa e a proposta de desenvolvimento do PSB com ênfase na harmonização entre política econômica e política social.

Também serão debatidos o sistema de governo e mecanismo de participação popular e a economia criativa como estratégia de desenvolvimento.

De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PSB na Capital, professor Ronaldo Barbosa, o congresso servirá ainda para eleger os novos membros dos conselhos de Ética e Fiscal, além de escolher os delegados para o congresso estadual, que deverá ocorrer no mês de outubro.

Ronaldo Barbosa disse que, além do governador Ricardo Coutinho, presidente de honra do PSB na Paraíba, os deputados estaduais e os vereadores do partido em João Pessoa vão participar ativamente do congresso que se inicia nesta sexta-feira.

Programação

19-08 (sábado)

8h – continuação do credenciamento

9h – Leitura e aprovação do regimento

9h30 – Discussão em grupos

– O PSB e sua proposta de desenvolvimento com ênfase na harmonização entre política econômica e política social

Facilitadora: Emília Correia Lima

– As novas tecnologias e democracia participativa

Facilitador: Cláudio Furtado

– Sistema de governo e mecanismo de participação popular

Facilitador: Givanildo Pereira

– Economia criativa como estratégia de desenvolvimento

Facilitadora: Helena Serrano

11h – Plenária para discussão dos relatórios dos grupos

12h – Eleição para nova direção do PSB, Conselho de Ética, Conselho Fiscal e delegados ao Congresso Estadual.

Mais Lidas

Nossas Redes Sociais

0FãsCurtir
8,109SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever