Início Site

Servidores do HU de Campina Grande entram em greve por tempo indeterminado

0

Servidores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HU-UFCG) aderiram à greve da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) nesta segunda-feira (18). A paralisação por tempo indeterminado suspende consultas e procedimentos eletivos no hospital.

Segundo o diretor do HU-UFGC, Alisson Harley, cirurgias de urgência, serviços de oncologia e exames dos pacientes internos serão mantidos durante a greve.

Consultas, cirurgias e outros procedimentos eletivos serão remarcados após o fim da greve. O HU-UFGC informará os pacientes sobre como reagendar seus procedimentos.

Motivação da greve

A greve dos servidores da UFCG reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A categoria negocia com a reitoria da universidade desde o início do ano, mas ainda não houve acordo.

A suspensão de consultas e procedimentos eletivos no HU-UFGC afeta milhares de pacientes que aguardam atendimento. A greve também prejudica o ensino e a pesquisa na UFCG.

Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país; veja previsão do Nordeste

0

A última semana do verão e os primeiros dias de outono podem apresentar grandes acumulados de chuva, com volume acima de 100 milímetros por dia, especialmente no centro-norte do país, devido à combinação do calor e alta umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na semana entre os dias 18 e 25 de março a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas.  

Na região Norte, são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros, principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. As chuvas mais intensas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

No Centro-Oeste, as chuvas deverão ser mais regulares durante a semana. Os estados de Mato Grosso e Goiás terão os volumes mais expressivos de chuvas e poderão ficar em torno de 70 mm/dia. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em média de 40 mm, em 24h.

A chuva também cairá com mais intensidade no norte da região Nordeste. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados, que poderão alcançar os 100 mm/dia. Mas, no leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

Já para a região Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia. Pontualmente, pode ser regist\rada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.

Por fim, a região Sul terá a semana marcada por temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

Outono

O outono no hemisfério Sul começará à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da ZCIT atuando mais ao sul de sua posição climatológica. A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Da Agência Brasil

PL oficializa Cabo Gilberto e Walber Virgolino na presidência de diretórios

0

O PL confirmou mudanças nas lideranças de três diretórios municipais na Grande João Pessoa. A informação foi oficializada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (18) e anunciada pelos deputados federal Cabo Gilberto, estadual Walber Virgolino e pelo ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

No diretório de João Pessoa, que assume a presidência do PL é o deputado federal Cabo Gilberto, fiel escudeiro do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele volta ao posto, após ter sido substituído por Marcelo Queiroga.

Já em Cabedelo, quem assume a presidência da sigla é o deputado estadual Walber Virgolino, que tem pretensão de ser candidato a prefeito na cidade portuária.

Santa Rita vê a saída de um aliado do deputado Caio Roberto e a entrada de Naedson Graciano na liderança do partido. De acordo com o blog do Wallison Bezerra, com essa mudança, o PL sai da base do prefeito Emerson Panta (Progressistas), passando a apoiar Nilvan Ferreira, do partido Republicanos.

 

Paraibano Tércio Arnaud estaria por trás da live de argentino contra urnas, aponta PF

0

O paraibano Tércio Arnaud, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria por trás da live do extremista de direita argentino e consultor político Fernando Cerimedo que propagou informações falsas sobre as eleições brasileiras em 2022. A Polícia Federal encontrou provas na nuvem que relacionam a articulação para o discurso contra a democracia no Brasil.

Informação foi publicada nesta segunda-feira (18) pelo ICL Notícias.

De acordo com a publicação, alvo de busca e apreensão da PF em fevereiro, Arnaud deixou digitais na campanha de desinformação contra as urnas eletrônicas. Em interrogatório realizado em 22 de fevereiro, a PF indica que Arnaud foi um dos articuladores da live do consultor político Fernando Cerimedo, expoente da extrema-direita argentina, que divulgou informações falsas contra o sistema eleitoral.

Confira matéria na íntegra

Uma pasta de armazenamento de arquivos na nuvem fez a Polícia Federal investigar a relação entre uma live de um extremista de direita argentino com informações falsas sobre as eleições brasileiras, uma auditoria contratada pelo PL para o mesmo fim e um documento endereçado ao então ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira. A digital em comum nos três trabalhos de desinformação é de um dos integrantes do “Gabinete do ódio”. A linha de investigação é perceptível tanto no relatório da PF ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), como nos depoimentos dos investigados.

Alvo de busca e apreensão da PF em fevereiro, Arnaud deixou digitais na campanha de desinformação contra as urnas eletrônicas. Em interrogatório realizado em 22 de fevereiro, a PF indica que Arnaud foi um dos articuladores da live do consultor político Fernando Cerimedo, expoente da extrema-direita argentina, que divulgou informações falsas contra o sistema eleitoral.

Para as autoridades, a escolha do argentino para atacar a credibilidade da eleição presidencial tinha como objetivo driblar as decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que determinou a retirada de diversas notícias falsas contra as urnas.

A live de Cerimedo, realizada em 4 de novembro de 2022, durou 1 hora e 1 minuto e chegou a alcançar mais de 415 mil espectadores simultâneos. De acordo com registros obtidos pela PF, no mesmo dia Tercio Arnaud Tomaz, apontado como chefe do chamado Gabinete do Ódio, enviou dois arquivos de vídeo para Mauro Cid: a íntegra da transmissão ao vivo e uma versão editada, com apenas 8 minutos e 59 segundos.

Na visão dos investigadores, o corte tinha como objetivo facilitar a circulação das falsas alegações por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

Cerimedo e o ‘Gabinete do ódio’

Dados sobre uma pasta mantida por Arnaud em um serviço de armazenamento na nuvem trouxeram um novo personagem para o plano. Os arquivos da live de Cerimedo foram salvos por Jean Hernani Guimarães Vilela, então assessor parlamentar na Liderança do Governo no Congresso Nacional. A partir de maio deste ano, ele foi nomeado em um cargo no gabinete da deputada federal Carla Zambelli (PL–SP), outra figura já implicada em articulações para desacreditar o sistema de votação.

A tese falsa difundida pelo argentino passou a embasar outros ataques de bolsonaristas contra o sistema eleitoral, como um relatório encomendado pelo PL, partido de Jair Bolsonaro, contra o resultado do segundo turno.

A empresa contratada foi o Instituto Voto Legal (IVL), que envolveu também a empresa Gaia.io no documento, que repetia a versão de Cerimedo de que urnas produzidas antes de 2020 tinham sido fraudadas para aumentar a votação de Lula. A suposta auditoria custou R$ 1 milhão ao PL, pagos com dinheiro público.

O dono da Gaia.io, Eder Balbino, também fez upload de arquivos na pasta de Arnaud, segundo apurou a PF. O relatório do IVL e da Gaia.io embasou uma ação movida pelo PL na Justiça Eleitoral. Considerando que o partido agia de má-fé, o ministro Alexandre de Moraes, então presidente do TSE, descartou a ação e aplicou uma multa de R$ 22,9 milhões ao PL, que teve também as contas bloqueadas.

Além do relatório do PL, a live também serviu de subsídio para um documento enviado ao então ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira, com ataques ao sistema eleitoral. Segundo a PF, o texto parece ser uma minuta de manifestação a ser assinada por líderes partidários. A tese sustentada é a mesma da live de Cerimedo — de manipulação dos dados das urnas anteriores a 2020. “Fato novo surgiu ao apagar das luzes da construção do relatório castrense e que obriga seja examinado”, diz trecho, em referência ao argentino.

“A investigação obteve elementos de prova que demonstram a ação coordenada pelo grupo para utilizar influenciadores digitais, militares e o Partido Liberal para potencializar os ataques ao sistema eletrônico de votação, com o fim de criar o ambiente propício para a execução do Golpe de Estado”, resume a PF.

Vídeo: CNN revela quais capitais o PT deve ter candidato próprio em 2024

Vídeo: CNN revela quais capitais o PT deve ter candidato próprio em 2024
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Os jornalistas Iuri Pitta e Pedro Venceslau, da CNN Brasil, revelaram nesta segunda-feira (13) quais as capitais brasileiras o PT (Partido dos Trabalhadores) deverá lançar candidatura própria nas eleições municipais deste ano.

Eles revelaram ainda que, nesta reta final da montagem dos palanques municipais, o PT enquadrou diretórios municipais que pretendiam lançar candidatos e avisou que a palavra final caberá ao comando nacional da legenda no próximo dia 26.

De acordo com os comentaristas da CNN, a legenda petista enfrenta resistências locais para apoiar candidatos de outros partidos em três capitais: Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.

Em João Pessoa, o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), comandado pelo senador pernambucano Humberto Costa, suspendeu as prévias agendadas para o início de abril, depois que o deputado Luciano Cartaxo desistiu de participar do processo interno para a escolha do pré-candidato petista.

Conforme a apuração da CNN, o PT deverá ter candidato em 13 capitais:

  • Aracaju
  • Belo Horizonte
  • Campo Grande
  • Cuiabá
  • Florianópolis
  • Fortaleza
  • Goiânia
  • João Pessoa
  • Manaus
  • Natal
  • Porto Alegre
  • Teresina
  • Vitória

MPPB quer saber por que Panta não paga o piso aos professores de Santa Rita

0

A Promotoria de Justiça de Santa Rita instaurou, nesta segunda-feira (18), um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no reajuste salarial do Magistério da rede municipal de ensino. No início deste mês, os professores tiveram que acabar com a greve que reivindicava reajuste salarial após decisão judicial.

Após identificar informações que sugerem irregularidades e responsabilidades individuais no processo de reajuste, a Promotoria tomou essa medida. O inquérito tem como objetivo reunir um conjunto de elementos que possam fundamentar futuras ações judiciais.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Greve dos professores

Justiça determinou a suspensão da greve dos professores da rede municipal de educação de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, nesta segunda-feira (11). Decisão liminar foi concedida pelo desembargador Leandro dos Santos, que determinou retorno imediato aos trabalhos por parte dos docentes. Conforme os trâmites judiciais, ainda cabe recurso da decisão. Paralisação dos profissionais foi deflagrada no último dia 5.

 

 

Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

0

Isenção do IPTU e ITBI a imóveis construídos por programa habitacional para população de baixa renda. É o que prevê uma Lei complementar (nº 85/ 2023), que altera o código tributário do município de Cabedelo.

De acordo com o documento, a isenção é válida mediante alguns requisitos técnicos e comprovação à Secretaria da Receita da renda bruta familiar mensal até o limite definido na Faixa Urbano 2 (atualmente R$ 4.400,00).

Para ter direito à isenção, os proprietários dos imóveis devem se dirigir à Secretaria da Receita, onde será realizada uma análise minuciosa de cada caso.

“Famílias de baixa renda já passam muitas dificuldades para sobreviverem e, com a isenção do IPTU e do ITBI, a tendência é que possam investir seus recursos nas suas necessidades primárias, como alimentação, vestuário, contas básicas de energia elétrica e água”, destacou o secretário da Receita, Yussef Asevedo.

Mais de 100 suspeitos são presos durante operações na Paraíba neste final de semana

0

As operações realizadas pela Polícia Militar, nesse fim de semana, resultaram na prisão e apreensão de 101 suspeitos, 13 armas de fogo, 490 embalagens com drogas e recuperação de 17 veículos com registros de roubos ou furtos. Os dados são do Estado-Maior Estratégico da PM e mostram que foram mais de 9 mil abordagens a pessoas e veículos, no período.

As principais operações realizadas foram Paradigma e Cidade Segura, com foco no combate ao crime e aumento da sensação de segurança em várias localidades. Nas ações de segurança no trânsito, 584 veículos foram autuados e 75 foram removidos por várias irregularidades.

A corporação já planeja ações para o período da Semana Santa, que terá reforço em vários pontos do Estado.

Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Dia D de Castração de felinos na quinta

0

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Unidade de Zoonoses Mariana Batista Bezerra, realiza, na quinta-feira (21), mais um Dia D de Castração. Para ter acesso ao procedimento, serão entregues 25 fichas na terça-feira (20), para felinos machos (15) e fêmeas (10).

Quem tiver interesse em levar um animal para a castração deve comparecer à Unidade de Zoonoses, no dia 20, das 8h30 às 10h, com comprovante de residência do município, documento de identificação e CPF, e terá direito a 1 ficha por residência que garantirá o procedimento, como também receberá as orientações do pré-operatório.

No dia da cirurgia, que será realizada na Unidade de Zoonoses de Cabedelo, o animal deverá ir em caixinha de transporte, com 12h de jejum de alimentos e 6h de água. Os animais não podem ter ferimentos, nem estar doentes.

A Zoonoses pontua que pessoas que recebem o Bolsa Família têm fichas todos os meses disponíveis. Sendo assim, o Dia D promovido pelo Centro abrange apenas a população que não recebe esse benefício e possa castrar seus animais.

CCJ é favorável à doação de terreno para a construção de casas populares

0

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi favorável à doação de terreno para a construção de unidades habitacionais populares. Na reunião desta segunda-feira (18), o colegiado acatou sete Projetos de Lei Ordinária (PLO), uma Medida Provisória (MP) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Seis PLOs foram rejeitados, dois Vetos do Executivo foram mantidos, um PLO recebeu pedido de vista e outro foi retirado de pauta.

 

A Medida Provisória  , que autoriza a doação ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) de imóvel localizado na Rua Frei Vital, no Bairro Varadouro, para construção de unidades habitacionais recebeu parecer favorável.

 

Entre os projetos acatados, três são de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB): o , que institui a política Municipal de Incentivo e Apoio aos Poetas Repentistas e suas Obras; o  , instituindo a política municipal de incentivo à comercialização de produtos culturais nos mercados públicos da Capital paraibana; e o , que cria o programa municipal de incentivo ao protagonismo das mulheres na ciência.

 

Também receberam pareceres favoráveis os seguintes PLOs: , de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), que dispõe sobre a substituição dos sinais sonoros convencionais – sirenes, alarmes e afins, na rede de ensino do município de João Pessoa, por sinaleiras musicais; , de Damásio Franca (PP), que reconhece a Praça da Independência como patrimônio cultural de natureza imaterial; o , de Coronel Sobreira (MDB), que declara de utilidade pública a Associação Beneficente Caminho da Esperança; e o , do Bispo José Luiz (Republicanos), que denomina de Rua Professor Fábio Henrique Oliveira de Andrade uma artéria sem denominação na cidade.

 

Ainda foi aprovado o  , de Odon Bezerra (PSB), concedendo o Título de Cidadã Pessoense à professora de Direito Tributário Ana Paula Basso, pelos relevantes serviços prestados à Capital paraibana.

 

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -