28 C
João Pessoa, PB
quinta-feira, 22 junho 2017
Governo

Se há transparência sobre a Lagoa, então porque Cartaxo não pune os responsáveis?, questiona vereador

0
Se há transparência sobre a Lagoa, então porque Cartaxo não pune os responsáveis?, questiona vereador

O vereador Humberto Pontes (Avante) cobrou respeito e transparência do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), tanto pelos pessoenses, quando pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MPF), que são os órgãos que estão investigando irregularidades na obra de reforma da Lagoa.

Para Humberto, seria mais “digno” se o prefeito assumisse as irregularidades já apontadas e punisse os responsáveis.

“É preciso ter respeito por essas instituições sérias e de reconhecimento de toda sociedade paraibana e brasileira. Seria mais digno o prefeito assumir as irregularidades constatadas e punir aqueles que as praticaram, já que fala tanto em honestidade e transparência”, ressaltou.

O vereador também lamentou a tentativa de Cartaxo de desqualificar as investigações dos peritos da PF. Para ele a população já está desacreditada do discurso adotado pela Prefeitura,  de que não teria envolvimento com as irregularidades apontadas nas investigações.

“É lamentável como o prefeito Luciano Cartaxo tenta desqualificar o trabalho sério e competente que foi elaborado pelos Peritos Criminais da Polícia Federal, na materialização dos delitos praticados, como também pelas investigações que estão sendo feitas pelo Ministério Público Federal (MPF). A população não acredita no discurso de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa não tem nada a ver, como se as medições e os pagamentos não tivessem sido autorizados pelo secretário municipal, sem falar na licitação com vícios, sobrepreço, entre tantas outras irregularidades constatadas no relatório da Controladoria Geral da União”, criticou.

Berg perde mais um secretário e oposição vê caos administrativo em Bayeux

0
Berg perde mais um secretário e oposição vê caos administrativo em Bayeux

“Não é normal em nenhum lugar do Brasil o que está acontecendo nesse momento em Bayeux. O caos administrativo está instalado no município gerando riscos à governabilidade e ao futuro do bayeuxense e a Justiça precisa se debruçar sobre os reais motivos dessa má administração”. A declaração é do oposicionista Léo Micena diante da perplexidade que ouviu na manhã desta quinta-feira (22) do secretário de Indústria e Comércio, Ramon Aciolly, ao entregar o cargo ao prefeito Berg Lima (Podemos) em plena sessão da Câmara de Vereadores.

Ao anunciar na tribuna da Câmara de Bayeux que estava entregando o cargo, o secretário afirmou que viu no Sagres do TCE o nome de várias pessoas lotadas na sua secretária, mas que ele nunca tinha visto, além de inúmeras irregularidades.

“Isso é de uma extrema gravidade. Ele está admitindo oficialmente a existência de funcionários fantasmas em Bayeux. A justiça será acionada e precisa se posicionar. O desmantelo administrativo e as irregularidades desse governo está causando uma grande crise financeira e política na cidade”, afirmou Micena.

De acordo com Léo, a cada um mês um secretário deixa o governo, fato inédito no Brasil. “É a revelação do que nós dizíamos na campanha. Não troque seis por meia dúzia. Esse prefeito que está aí está comprovando total despreparo para governar um município, envergonhando todos os gestores públicos”, declarou Léo Micena, terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Bayeux.

Paraibano, instrutor de kitesurf morre afogado ao tentar salvar o filho no RN

0
Paraibano, instrutor de kitesurf morre afogado ao tentar salvar o filho no RN

Um instrutor de kitesurf morreu afogado, na tarde desta quarta-feira (21), em São Miguel do Gostoso, litoral potiguar. Gustavo Augusto, conhecido como Pica-Pau, tentava salvar o filho que estava com ele em um kitesurf e acabou caindo no mar.

Pescadores relataram que o acidente aconteceu por volta das 16h30. Gustavo Augusto estava em um kitesurf com o filho, que tem 8 anos, nas costas. Em determinado momento, a criança caiu na água.

Ao perceber, o pai abandonou a prancha e voltou nadando para tentar resgatar o filho. O também kitesurfista Leandro Ferreira contou que pescadores que estavam próximo ao local conseguiram visualizar a situação e então foram ao encontro da criança e de Gustavo.

Quando chegaram próximo, o pai empurrou o filho em direção aos pescadores e então teria afundado na água. “A criança foi resgatada e não se viu mais o Gustavo. O corpo dele só foi encontrado cerca de uma hora depois, quando eu e outro colega o encontramos a uma distância de aproximadamente 100 metros da praia”, relata Leandro Ferreira.

Ele e outro morador nadaram até o ponto onde estava o corpo de Gustavo e o arrastaram até à praia. “Infelizmente, quando chegamos ele já estava morto. Então puxamos o corpo para a areia”. comenta.

Gustavo era da Paraíba, mas passava temporadas em São Miguel do Gostoso atuando como instrutor de kitesurf. O filho dele foi resgatado e passa bem. Na noite desta quarta-feira, o Instituto Técnico-Científico de Perícia foi acionado para fazer o resgate do corpo. As informaçoes sao do G1.

SMS realiza seminário sobre o uso de medicamento para tratamento da sífilis

0
SMS realiza seminário sobre o uso de medicamento para tratamento da sífilis

A SMS (Secretaria de Saúde) de João Pessoa realizou nesta quarta-feira (21) o II Seminário Municipal Sobre o Uso da Benzilpenicilina Benzatina na Atenção Básica. O evento, organizado pela Seção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, aconteceu durante todo o dia no auditório da Estação Cabo Branco, com palestra, debate, mesa redonda e oficina.

Direcionado para médicos, enfermeiros e farmacêuticos dos serviços de Atenção Básica e Atenção Especializada, o Seminário levantou o debate sobre o uso desse medicamento, que é utilizado no tratamento da sífilis. A discussão foi introduzida com uma explanação o sobre o panorama da sífilis na Paraíba, especialmente em João Pessoa.

A introdução do tema foi seguida por uma mesa redonda sobre a aplicação do medicamento na Rede de Atenção Básica, na qual foram discutidos pontos como a nova legislação para o uso da penicilina nos serviços de saúde e as novas recomendações do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba sobre o uso do medicamento.

Participaram da mesa redonda representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, Unicef e SMS. A discussão foi seguida de uma apresentação da nova estrutura dos serviços que irão aplicar a penicilina na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa.

Para encerrar o evento, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre Dinâmica de Grupo na prevenção de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais, ministrada por Vencelau Pantoja, representante do Conselho Federal de Enfermagem.

Sífilis – É uma infecção sexualmente transmissível, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). No primeiro e segundo estágio da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. Neste caso, chama-se sífilis congênita.

Tratamento – O tratamento para a sífilis é a penicilina benzatina, mas recomenda-se procurar um profissional de saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado, dependendo de cada estágio. Se a criança nascer com sífilis congênita, ela deve ficar internada para tratamento por 10 dias, necessitando realizar uma série de exames antes de receber alta.

Serviço – Em João Pessoa, a testagem rápida para sífilis são realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe.

JP Espectros entra na reta final de treinos e sonha com o octa nordestino

0

O João Pessoa Espectros está no final da preparação para a estreia na competição do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, que vai começar no dia 1º de julho. A estreia será contra o Bulls Potiguares, na Arena das Dunas, em Natal, pela Conferência Nordeste. A partida, inclusive, vai ser a primeira da modalidade no estádio construído para a Copa do Mundo de 2014. E o time pessoense vai a campo com o pensamento de conquistar o octacampeonato da Conferência Nordeste, além de seu segundo título (neste caso não consecutivo) do Campeonato Brasileiro.

A comissão técnica faz os últimos ajustes na equipe para a estreia, mas a preparação para o Brasileiro começou no mês de março. O elenco dos Fantasmas tem uma rotina de treinos, palestras e análise dos outros times que fazem parte da competição.

– Nós treinamos duas vezes por semana. Além disto, nós temos palestras com a psicóloga do time e realizamos ainda reunião para assistir vídeos dos adversários – explica Diego Martins, atual presidente do João Pessoa Espectros.

O Espectros também se reforçou para a competição com a contratação do defensor americano Callus Cox. De acordo com a diretoria do clube, a renovação com o jogador era a prioridade para a competição de 2017.

Tem mais. Os Fantasmas vão contar com a volta do armador Dantas, recuperado fisicamente e em boa forma para a competição deste ano. Já no setor defensivo, o retorno fica por conta de Rufo, igualmente recuperado de contusão.

O time pensa grande. E tem dois objetivos principais. O primeiro é manter a hegemonia da modalidade na Região Nordeste. O time venceu todos os campeonatos nordestinos realizados desde 2010. Já com relação ao Brasileiro, o Espectros foi vice-campeão em 2013 e 2014 e campeão em 2015. Vai atrás de seu segundo título, depois de ser parado nas semifinais do ano passado pelo Flamengo FA. As informações são do G1.

Prefeita de Mamanguape anuncia antecipação de pagamento e 13º salário

0
Prefeita de Mamanguape anuncia antecipação de pagamento e 13º salário
A prefeita de Mamanguape, Maria Eunice Pessoa (PSB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (21), a antecipação do pagamento dos servidores do mês de junho para o dia 22 (quinta-feira), disponibilizado na agência bancária no período da tarde, o pagamento do terço de férias, para funcionários que aniversariam neste mês e primeira parcela do décimo terceiro para o dia 30 (final do mês).
 
O anuncio foi feito no Programa Rádio Repórter, da Correio do Vale FM, apresentados pelos radialistas Willims Soares, Lenilson Balla e Chico Soares. A prefeita disse que como funcionária do Estado (aposentada) sabe da importância que o pagamento seja cumprido rigorosamente em dia. Ela Falou dos repasses do INSS e chamou a atenção para os direitos adquiridos, como se cumprir o pagamento do terço de férias. Como o montante, a Prefeitura de Mamanguape injeta na economia mais 3 milhões de reais, valorizando o servidor e aquecendo a economia local. 
 
Na manhã dessa quinta-feira (22), a prefeita Eunice fará visitas de acompanhamento de obras no Centro Cultural Fênix, do CIS – Centro Integrado de Saúde, e da Unidade Básica de Saúde José Rodrigues dos Santos (PSF Odontomedico), localizado as margens da BR 101. 
 
Eunice também, acompanhada do delegado Regional Walter Brandão, fará visita ao terreno doado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores, para construção da Central de Polícia Civil, que funcionará com Central de Flagrantes, Roubos e Furtos, Homicídios, entre outros.  
Ainda pela manhã, a prefeita cumpre agenda para assinatura da ordem de serviço da construção da academia da saúde, um convênio com o Ministério da Saúde, recuperado na atual gestão, sendo a primeira etapa da nova Praça da Bíblia. 
 
Eunice aproveitou para convidar a população para participar das festividades juninas realizadas pela Secretária de Turismo, com abertura no dia 23 tendo a apresentação da Quadrilha, Junina Joia Rara.  No palco principal tem Rita de Cássia e Forró Saudade. No Dia 24 as atrações são Raniery Gomes e Tom Oliveira. Na comunidade rural de João Pereira com Marinaldo Show, Pagada Fácil e Orlando Show. Nos dias 25, 26 e 27 no Coreto da Praça da Matriz, as noites de muito forró pé-de-serra ficam por conta de Dudu Leandro e Banda, Diecson e Trio Massafera, Vando Sanfoneiro e Peba com Pimenta. Já no dia 28, Waldonys e Fabrício Rodrigues. E Finalizando dia 29, show com Farra de Rico e Os Gonzagas.

São João nos livros: prefeituras e IFPB têm quase mil vagas em concursos

0
São João nos livros: prefeituras e IFPB têm quase mil vagas em concursos

São João nos livros: prefeituras e IFPB têm quase mil vagas em concursosUma das alternativas de quem não curte a folia junina e pensa em garantir a estabilidade na vida financeira através de concursos públicos é estudar durante o feriado de São João. Na Paraíba, cinco prefeituras e o IFPB (Instituto Federal de Educação da Paraíba) oferecem 998 vagas.

Nesta sexta se encerra o prazo de inscrição para 10 vagas de professores substitutos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). O salário oferecido é de R$ 2714,89.

Em Monteiro, a Prefeitura dispõe de 257 vagas com salário de até R$ 2643,62 e vagas para todos os níveis de escolaridade. A Prefeitura de Patos é a que oferece o maior salário, R$ 12 mil, e o maior número de vagas, 491.

Na Prefeitura de Boqueirão, são 185 vagas para todos os níveis de escolaridade e salário de até R$ 2 mil. Em Cabedelo, são 48 vagas para médico, com salário de R$ 3 mil.

Em São José do Brejo do Cruz, são sete vagas para Alfabetizador e Coordenador de Turmas, com salário de R$ 750. Todos os concursos estão com prazo de inscrição abertos.

CFO

Já a Polícia Militar da Paraíba tem 30 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Para se inscrever, no período de 4 de julho à 12 de agosto, é preciso ter o ensino médio e o salário é de R$ 6502,52.

Festival do Milho começa nesta 5ª com apresentações culturais e comidas típicas

0

Começou nesta quinta-feira (22), em João Pessoa, a segunda edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). O evento, que reúne feira de produtos, música, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais, visa comercializar a produção de cerca de 50 agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O festival acontece até o sábado (24) na sede da Cecaf, no bairro de José Américo.

Segundo a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, a expectativa é que mais de 700 mãos de milho sejam vendidas durante o evento. “Na primeira edição do evento tivemos uma grande participação da população. Os produtores estão animados e a meta é superar a marca de vendas atingidas no ano anterior”, explica. Em 2016, o evento comercializou cerca de 36,4 mil espigas de milho.

Uma das novidades do II Festival do Milho é a participação de alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, que vão comercializar cordéis produzidos em sala de aula durante o último semestre. Como premiação ao trabalho, os alunos vão receber cédulas com imagens de grandes nomes da música nordestina que podem ser trocadas por produtos comercializados na feira. Os alunos também vão montar bancas de exposição e fazer declamação de cordéis e apresentações de dança.

Nesta quinta-feira, o evento teve início às 5h, com a tradicional Feira do Agricultor Familiar da Cecaf, que segue até as 13h. A programação segue com a apresentação da quadrilha junina Revelação Matutina, da cidade de Jacaraú, que acontece às 10h. Músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e poetas locais como Bebé de Natércio vão se apresentar no evento.

Em comemoração ao São João, a Cacef vai funcionar excepcionalmente na sexta-feira (23), com venda de milho em atacado e no varejo, além de pratos típicos como pamonha, canjica, bolos e doces. Grupos de forró pé-de-serra também se apresentam durante o festival. No sábado (24), a quadrilha junina da comunidade Cabana, em Alhandra, Litoral Sul, se apresenta a partir das 10h. As informações são do G1.

LDO é aprovada na Câmara de Conde validando harmonia entre os poderes

0

A Câmara de Conde aprovou durante a última sessão realizada antes do recesso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Para o próximo ano, a LDO estima receitas e despesas no montante de R$ 80 milhões.

De acordo com o secretário de Planejamento municipal, Flávio Tavares, essa sintonia entre poder executivo e legislativo é muito importante para que a cidade continue no caminho do crescimento, com organização e planejamento na utilização dos recursos públicos.

“Nós tínhamos que aprovar a LDO antes do recesso parlamentar, então antecipadamente realizamos uma reunião com todos os secretários e vereadores, onde foi onde foi feita uma explanação dos detalhes da peça orçamentária, as dúvidas foram tiradas, porque apesar de ser coordenada pela secretaria de Planejamento, a LDO tem a participação das diversas secretarias municipais e através dessa sintonia com o legislativo nós conseguimos aprovar dentro do prazo” destacou.

Para a prefeita Márcia Lucena, o ponto chave da aprovação da LDO foi a organização.

“Mais uma vez a Câmara de Conde mostrou que independente de ideologia ou lado que ocupa, os vereadores estão a serviço do povo de Conde. É muito importante essa organização da gestão e a compreensão, acolhimento e inovações realizadas aqui na Câmara” destacou Márcia.

O presidente da Câmara, Naldocell, também destacou a importância da aprovação da peça orçamentaria.

“O clima estre os poderes deve ser harmônico para que o município avance cada dia mais. Desta forma, com a provação da LDO que irá direcionar a aplicação dos recursos da nossa cidade subimos mais um degrau e a população só tem a ganhar” pontuou.

Ainda de acordo com o secretário Flávio Tavares, além da LDO, a atual gestão já confeccionou a Lei Orçamentária Anual (LOA), que nada mais é do que a peça que irá detalhar onde será investido cada recurso aprovado na LDO.

“Apenas no primeiro ano de mandato, a gestão da prefeita Márcia Lucena já confeccionou também o PPA, que é o instrumento que se destina a organizar r viabilizar a ação pública, então a partir no ano que vem as LDO’s e LOA’s serão confeccionadas baseadas no nosso próprio PPA” acrescentou.

Governo Federal autoriza retomada das obras do Eixo Norte da Transposição

0
Após confirmar ao governador Ricardo Coutinho (PSB) a retomada das obras de transposição do São Francisco, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho,  o presidente da República em exercício, deputado Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, assinaram ordem de serviço para retomada dos serviços.

A assinatura ocorreu após a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, cassar a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que, em abril, paralisou a licitação para as obras do Eixo Norte.

– Com isso está resolvida essa questão da obra. São R$ 516,7 milhões para esse último trecho que vai colocar água no Ceará. Nós temos hoje, no Ceará, ainda um sofrimento muito grande nessa questão de abastecimento de carros-pipa e de muita dificuldade – disse Eunício, que aproveitou para agradecer à ministra Cármem Lúcia pela liberação da obra.

A ministra considerou que a manutenção dos efeitos da decisão do TRF-1 “expõe a risco de lesão a ordem econômica, pois o prejuízo desencadeado pela paralisação do certame e consequente descontinuidade das obras supera significativamente eventual vantagem da proposta oferecida pelas impetrantes”. A ação de suspensão foi proposta por um grupo de empreiteiras que questionou a legalidade do processo ao serem consideradas inabilitadas por questões técnicas.

A cassação da liminar vem uma semana depois de o presidente do Senado reunir o ministro Helder Barbalho, os governadores do Ceará, Camilo Santana; da Paraíba, Ricardo Coutinho; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; e o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry; em audiência com a presidente do STF para tratar do assunto.

Começa na segunda

Na assinatura da ordem de serviço na Presidência do Senado, o ministro da Integração Nacional agradeceu a mediação de Eunício e anunciou a retomada da construção do trecho já nesta segunda-feira (26). O Eixo Norte é o único que não foi concluído no projeto de transposição do Rio São Francisco. Ele vai viabilizar a chegada das águas até o Ceará, com 146 quilômetros de canais entre as cidades de Cabrobó (PE) e Jati (CE).

– Esperamos que até, no mais tardar, dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem, as águas estejam chegando na cidade de Jati, que é a divisa do Ceará com Pernambuco, e aí já cai no leito dos rios – afirmou o presidente do Senado.

Mais Lidas

Nossas Redes Sociais

0FãsCurtir
8,040SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever