“Não podemos permitir o desmanche de nossa identidade cultural”, diz deputado

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa, deputado Anísio Maia (PT), entrou na polêmica causada pela forte presença da música sertaneja em nosso São João.

“Não podemos permitir o desmanche de nossa identidade cultural. O forró é expressão cultural do povo nordestino e por isto deve ser protegido e preservado.” “A dominação mais sutil e eficiente é a dominação cultural. Por isto, defender nossa cultura é defender os interesses do povo nordestino. A música sertaneja passa a hegemonizar as festas populares a partir da força da grande mídia. Mas, o forró é a expressão cultural de nosso povo. Não imaginei que um dia deveríamos discutir a importância do forró no São João,” afirmou o parlamentar.

Anísio Maia ainda ressaltou que “fora do Nordeste, o forró é identificado com nossa cultura e é prestigiado e valorizado no mundo inteiro. Como é que aqui em nossas festas não recebe o mesmo prestígio que a música sertaneja? Sobra para nossos artistas, os menores espaços e os menores cachês, que muitas vezes demoram a serem pagos.”

Preservação da cultura imaterial

Tramitam na Assembleia Legislativa dois projetos de nossa do deputado Anísio Maia. O PL 533/2015 que institui o Programa de Promoção e Proteção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular e o PL 534/2015 que institui as formas de registros dos bens culturais imateriais da Paraíba. Se aprovados, serão instrumentos importantes para fortalecer tanto nosso forró como as quadrilhas juninas.