Governo beneficia agricultores com distribuição de sementes para plantio

Os agricultores familiares do Agreste e do Brejo, a exemplo de outras regiões, estão aproveitando o período chuvoso para realizar o plantio de suas lavouras, usando as sementes selecionadas distribuídas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Gestão Unificada. Nesta semana vários municípios foram contemplados, devendo prosseguir nos próximos até se completar o calendário agrícola.
Inicialmente haverá a distribuição de sementes em 110 municípios destas duas regiões, onde serão atendidos 40 mil agricultores familiares. São 300 toneladas de milho, 150 toneladas de feijão e 20 toneladas de sorgo repassadas aos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para distribuição junto aos agricultores familiares, ocorrendo de acordo com um cronograma de atendimento.

Entre outros municípios já contemplados estão Cacimba de Dentro, Alagoa Grande, Picuí, Nova Floresta, Cuité, Esperança, Remígio, Fagundes, Santa Cecília, Dona Inês e outros das regiões atendidas.

O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, designou uma comissão para acompanhamento e distribuição das sementes, lembrando que o Governo faz um grande esforço para que o programa atenda às necessidades de plantio dos pequenos produtores. “Foram priorizadas as regiões do Agreste e Brejo em virtude das chuvas estarem começando, então os agricultores dessas regiões terão colheita certa”, afirmou o secretário.

Foram investidos R$ 4 milhões na aquisição de sementes pelo Programa Estadual de Distribuição de Sementes da Sedap executado pela Emater, com distribuição entre os trabalhadores conforme o zoneamento agroclimático determinado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) na atual safra.