see-jovem-senador-pb-eleito-presidente-da-mesa-jovem-1

Paraibano é eleito presidente da “Mesa Jovem” do Senado Federal




O aluno Pedro Manoel de Souza Silva Neto, da Escola Estadual Dr. Hortênsio Ribeiro (Premem), de Campina Grande, foi escolhido, na manhã desta terça-feira (29), presidente da Mesa Jovem do Senado Federal. Pedro foi selecionado no programa Jovem Senador e tomou posse em Brasília, onde permanecerá durante esta semana participando dos trabalhos legislativos no Senado Federal. Os estudantes que representam os 26 estados e o Distrito Federal foram recebidos no Plenário para a solenidade de premiação e “posse”. Todos eles puderam se candidatar, e os três escolhidos terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos do Jovem Senador 2016.

Ele foi o selecionado da Paraíba no programa Jovem Senador edição 2016. O estudante viajou para a Capital Federal nesta segunda-feira (28), do aeroporto Castro Pinto, onde encontrou a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho. O aluno, que foi acompanhado da professora orientadora da sua redação retorna à Paraíba neste sábado (3). Pedro foi selecionado com a redação sobre o tema: “Democratizar é oportunizar: direitos em campo, vidas em jogo”, com abordagem no esporte enquanto meio de promover a inclusão social e de fomentar o resgate da cidadania.

Os estudantes selecionados para a 6ª edição do Projeto Jovem Senador, do Senado Federal, foram recebidos nesta segunda-feira (28) pelo consultor-geral de Orçamento, Danilo Augusto Barboza de Aguiar; pelo secretário-geral adjunto da Mesa, João Pedro Lobo Caetano; e pelo diretor da Secretaria de Relações Públicas, Aguirre Estorilio.

Durante esta semana, eles conhecerão o Senado e realizarão reuniões em comissões e no Plenário, podendo inclusive apresentar propostas que, se aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), tramitarão como projetos de lei.

Os 27 estudantes do ensino médio das escolas públicas, um de cada unidade da Federação, foram selecionados por meio do 9º Concurso de Redação do Senado Federal. Mais de 6 mil professores atuaram como orientadores e mais de 282 mil estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, em todo o país participaram do concurso.

Criado em 2011, o projeto seleciona anualmente um aluno de cada estado e do Distrito Federal para conhecerem o funcionamento do Senado, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário. Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação dos Estados e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados está disponível no site: www.senado.leg.br/jovemsenador.

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.