espaco-hq5

Edição do Espaço HQ traz feira de quadrinhos, jogo e arrecadação de gibis




A edição de dezembro do projeto Espaço HQ está voltada para o público infantil. Em vez de trazer quadrinistas já conhecidos no mercado, o evento marca o encerramento da Oficina de Quadrinhos Para Crianças ministrada por Igor Tadeu e Thaïs Gualberto. Apostando nos novos talentos estimulados ao longo dos quatro meses de curso, a atividade acontece no sábado (3), das 15h às 18h, no submezanino 2, em frente à Gibiteca do Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. A programação conta com feira de quadrinhos infantis, rodada de OuBaPo e o jogo Quadrinhos e Ação. A entrada é gratuita.

Durante a oficina de quadrinhos, os alunos aprenderam sobre os preceitos básicos da construção de uma história de forma prática e atrativa para as crianças, uma introdução à produção de narrativas gráficas com uma abordagem que priorizou a construção criativa e o desenvolvimento de uma história em prol de uma ideia. Além de apresentar algumas técnicas de trabalho e estilos, o curso desenvolveu a liberdade criativa singular de cada participante.

O Espaço HQ deste mês encerra as atividades do curso, quando os alunos poderão vender o fanzine com os quadrinhos produzidos por eles próprios durante as aulas na Feira de Quadrinhos Infantis. O objetivo desta edição é fechar o ciclo, fornecendo uma experiência completa, da produção à venda para as crianças quadrinistas, bem como criar um ambiente para que as crianças de diferentes escolas troquem suas experiências. A ideia é estimular o interesse das crianças e o espírito empreendedor em cada uma, além de atrair o interesse de outras crianças para a leitura dos quadrinhos autorais.

Arrecadação de gibis – Além das atividades, haverá arrecadação de gibis para a biblioteca Ariano Suassuna, localizada na Escola Municipal Cônego João de Deus. Após a visita dos alunos da escola à Gibiteca Henfil no Espaço Cultural em 2015 e as aulas de leitura na própria biblioteca da escola, as professoras Conceição Ferreira e Íris de Jesus perceberam a paixão que os alunos têm pelas histórias em quadrinhos e acrescentaram ao projeto ‘Viajando pelo mundo da leitura’ o trabalho com esse gênero textual, mas como o acervo de gibis da biblioteca é pequeno, começaram a arrecadação de quadrinhos para aumentar a oferta para os alunos.

Feira de Quadrinhos Infantis – Diferente das outras edições, quando qualquer um pode solicitar uma mesa para vender ou trocar quadrinhos, nesta ocasião apenas quadrinhos produzidos por crianças serão comercializados, com a presença dos próprios autores, os alunos da Oficina de quadrinhos para crianças. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2).

OuBaPo – Produção de quadrinhos experimentais em grupo, inspirado na corrente literária OuLiPo, formada por escritores e matemáticos, que propõe a libertação da literatura, aparentemente de maneira paradoxal, através de constrangimentos literários. Cada quadrinista será responsável por uma parte da história e as regras do jogo serão definidas entre os participantes. Traga o seu material de desenho e a criatividade. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Quadrinhos e Ação – Semelhante ao jogo “Imagem & Ação”, as adivinhações indicadas aos participantes deverão ser descritas na forma de histórias em quadrinhos. Serão formados grupos de acordo com a quantidade de pessoas. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2)

Ministrantes – Igor Tadeu atua desde 2005 como ilustrador, mesmo ano em que começou a produção de tiras e quadrinhos. Com o Coletivo WC, além de webcomics, publicou tiras no Jornal A União e as revistas Sanitário. Além de publicar duas revistas solo de forma independente: One Hit Wonders (2012) e Uma História em cada Garrafa (2013). Thaïs Gualberto é quadrinista e Coordenadora de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, onde ministrou a oficina “Laboratório de quadrinhos para iniciantes” e organizou as atividades Espaço HQ, Quadrinhos Intuados e Tertúlia HQ. Também participou do Coletivo WC e ministrou pela primeira vez uma oficina de quadrinhos para crianças em julho de 2015. Atualmente publica tirinhas diárias na Folha de S. Paulo.

Espaço HQ –  Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ vem realizando regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc. A temporada de 2016 teve início em março e se estende até dezembro, com uma nova edição a cada dois meses.A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais. 

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.