Em encontro, PT defende renovação das direções municipais e da Paraíba

Renovação das direções nacional, estaduais e municipais do PT e a realização de encontro nacional da legenda para referendar a forma congressual dessas renovações. Essa foi uma das posições tomadas no Primeiro Seminário Estadual da tendência Avante PT, realizado, hoje (26), no hotel Ouro Branco, em João Pessoa, com a presença de cerca de 200 militantes, de 50 municípios e da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que falou sobre o Brasil de hoje e o futuro do PT.

Participaram do seminário, além do deputado estadual Frei Anastácio, líder da tendência no estado, o deputado federal Luiz Couto (PT), o presidente estadual do PT, Charlinton Machado e a presidente do PT de João Pessoa, Aparecida Diniz. O seminário contou ainda com participação de todos os vereadores eleitos, os que não obtiveram sucesso nas eleições, prefeitos e vices que fazem parte das bases do mandato de Frei Anastácio.

Leia na íntegra, a resolução tirada no seminário:

Resolução do Seminário do Avante PT

Os participantes do Encontro da Tendência Avante PT, na Paraíba, reunidos no Hotel Ouro Branco, no dia 26 de novembro de 2016, tendo em vista o debate ocorrido em torno dos elementos centrais que compõem a conjuntura política nacional e internacional, bem como a posição que deve ser assumida pelo Partido dos Trabalhadores, deliberaram:

  1. Denunciar e resistir à agenda política conservadora neoliberal que está sendo implantada pelo Governo Temer que pretende inserir profundas modificações nas relações entre trabalho e capital em nosso país, com especial atenção para a pretendida diminuição dos direitos trabalhistas.

  2. O momento político interno à legenda impõe a necessária renovação das direções nacional, estaduais e municipais do PT, sendo imperativa a realização de Encontro Nacional da Legenda para referendar a forma congressual dessas renovações;

  3. Diante do quadro sucessivo de acontecimentos que levaram a criminalização do PT e de seus principais dirigentes no cenário nacional, avaliamos como necessária e urgente à autocrítica partidária com o objetivo de resgatar os elementos centrais que compuseram à base política, institucional e ideológica que levou o ex-presidente Lula à Presidência da República em 2002;

  4. Apoiar a posição tomada pelo deputado estadual Frei Anastácio de fazer parte da base do governador Ricardo Coutinho, na Assembleia Legislativa, diante de toda uma conjuntura que envolveu a firme posição do Governador contra o golpe à democracia e o apoio que o chefe do executivo vem dando aos trabalhadores, principalmente os rurais, bem como pelo avanço verificado no campo das ações sociais e de desenvolvimento econômico do Estado.

 

João Pessoa, 26 de novembro de 2016