iG: De 17 aliados fotografados com Cunha em 2015, 7 votaram pela cassação; 1 é da PB

Reportagem publicada nesta terça-feira (13) pelo portal iG destaca que, de 17 aliados fotografados ao lado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em uma icônica foto do ano passado, sete votaram a favor da cassação do agora ex-deputado. Dos dez restantes, dois votaram contra (a cassação) e oito se ausentaram – um discreto sinal de apoio tácito. Três paraibanos estão entre os parlamentares que posaram ao lado do peemedebista: Hugo Motta (PMDB), Manoel Júnior (PMDB) e Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

A foto foi tirada em fevereiro de 2015, logo após Eduardo Cunha ser eleito presidente da Câmara com o voto de 267 colegas. Um ano e meio mais tarde, os que se mantiveram firmes ao lado do peemedebista, votando contra a perda de mandato do ex-presidente da Câmara, foram Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e João Carlos Bacelar Filho (PR-BA).

Paulinho foi um fiel integrante da chamada “tropa de choque” de Eduardo Cunha ao longo dos dez meses em que o processo contra ele tramitou no Congresso. Também defendeu o peemedebista votando contra a admissibilidade do processo no Conselho de Ética.

O parecer favorável à cassação, entretanto, acabou aprovado e sua tramitação levou, no fim das contas, à punição a Eduardo Cunha na noite da segunda-feira.

Como votaram os deputados da foto:

Votaram SIM

Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG)

Laudívio Carvalho (SD-MG)

João Arruda (PMDB-PR)

Darcísio Perondi (PMDB-RS)

Marx Beltrão (PMDB-AL)

Manoel Junior (PMDB-PB)

Celso Jacob (PMDB-RJ)

Votaram NÃO

Paulinho da Força (SD-SP)

João Carlos Bacelar Filho (PR-BA)

Ausentes

José Priante (PMDB-PA)

Fábio Reis (PMDB-SE)

Hugo Motta (PMDB-PB)

Soraya Santos (PMDB-RJ)

Jovair Arantes (PTB-GO)

*Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB)

Vinicius Gurgel (PR-AP)

Josué Bengtson (PTB-PA)

Saiba mais

Cunha foi cassado e perdeu os direitos políticos até 2027 por falta de decoro parlamentar, ao negar ter contas no exterior durante depoimento na CPI da Petrobras, no ano passado. A informação foi desmentida quando o Ministério Público da Suíça informou seus pares brasileiros sobre milhões depositados no país europeu em seu nome.

Além de Paulinho da Força, o deputado baiano João Carlos Bacelar Filho também compareceu à sessão da Câmara e votou contra a cassação do ex-deputado fluminense. Ele também havia votado contra a admissibilidade do processo contra Cunha no Conselho de Ética.

Ausentes

Entre os 17 deputados presentes na foto marcante, oito se ausentaram da sessão de cassação – tacitamente dando seu apoio a Cunha. Entre eles estão Hugo Motta (PMDB-PB), escolhido como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, e Jovair Arantes (PTB-GO), que foi o relator da Comissão do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

Outra ausente foi a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), que ganhou a presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara durante o período em que Cunha estava no comando da Casa.

Em setembro de 2015, quando o ex-deputado foi acusado pela Operação Lava Jato de receber propina, ela participou de um churrasco de apoio a ele organizado por peemedebistas e fez um discurso em prol do colega.

O não comparecimento desses parlamentares à sessão pode ser vista como um apoio a Cunha porque a defesa do ex-deputado contava com a falta de quórum para adiar a votação.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia dito que a sessão só iria adiante com pelo menos 400 parlamentares. Cunha foi cassado com 450 votos a favor, 10 contra e nove abstenções – um total de 469 votos.

*Veneziano está licenciado da Câmara. O suplente André Amaral (PMDB-PB) votou pela cassação de Cunha.