Imprensa nacional cita Manoel Júnior entre os aliados que abandonaram Cunha

Reportagem publicada pelo site Congresso em Foco, especialista na cobertura do Parlamento Brasileiro, citou o deputado federal paraibano Manoel Júnior (PMDB) entre os aliados do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que abandonaram o ex-presidente da Câmara Federal, que acabou sendo cassado na noite desta segunda-feira (12).

De acordo com a reportagem do Congresso em Foco, a votação da cassação de Cunha chegou a criou uma crise na eleição municipal de João Pessoa. “O atual prefeito Luciano Cartaxo, candidato à reeleição pelo PSD, exigiu que o seu vice, o deputado Manoel Junior (PMDB-PB), fosse a Brasília para votar pela cassação de Cunha”, disse o site.

“Manoel Junior sempre foi um defensor do ex-presidente da Câmara e estava disposto a se ausentar da sessão desta segunda-feira (12). Cartaxo teme queda nas pesquisas com a ‘contaminação’ da sua campanha pela proximidade de Manoel Junior com Cunha”, acrescenta a matéria.

Cunha foi cassado, por 450 votos a 10, com nove abstenções. Além da perda de mandato, o peemedebista foi atingido pelos efeitos da Lei da Ficha Limpa e, consequentemente, também fica condenado à perda dos direitos políticos por oito anos, com declaração automática de inelegibilidade.

Clique aqui ou leia abaixo a reportagem do Congresso em Foco publicada antes do início da votação que culminou com a cassação de Cunha:

Com plenário cheio, aliados abandonam Cunha

Os aliados mais fiéis do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abandonaram o ex-presidente da Câmara, que está sendo julgado pelo plenário por quebra de decoro parlamentar. Defensor de Cunha até a manhã desta segunda-feira (12), o deputado Paulinho da Força (SDD-SP) disse que “não tem mais jeito” para o parlamentar fluminense.

O deputado Laerte Bessa (PR-DF), que foi um dos mais contundentes defensores de Cunha durante o processo, disse que a pressão das ruas, da imprensa e até das campanhas municipais impediram a vitória da principal estratégica do parlamentar, que era esvaziar o plenário para não dar quórum e arquivar o processo.

A votação final do caso Cunha também criou uma crise na eleição municipal de João Pessoa. O atual prefeito Luciano Cartaxo, candidato à reeleição pelo PSD, exigiu que o seu vice, o deputado Manoel Junior (PMDB-PB), fosse a Brasília para votar pela cassação de Cunha.

Manoel Junior sempre foi um defensor do ex-presidente da Câmara e estava disposto a se ausentar da sessão desta segunda-feira (12). Cartaxo teme queda nas pesquisas com a “contaminação” da sua campanha pela proximidade de Manoel Junior com Cunha.