“De repente no Espaço” terá Zé Viola e Erasmo Ferreira nesta quarta

Valorizar a cultura nordestina e trazer o poeta popular para o palco. Esses são alguns dos objetivos do projeto De Repente no Espaço, que teve início em junho e vem se consolidando a cada nova edição. Para fechar o ano com chave de ouro, a programação deste mês traz os poetas Zé Viola (PI) e Erasmo Ferreira (PB). A festa da poesia popular tem como apresentador oficial o declamador Iponax Vila Nova. O evento acontece nesta quarta-feira (2), no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita e as apresentações começam às 19h.

Os poetas do repente trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. O poeta repentista tem, portanto, que ter bom raciocínio e ser rápido no gatilho mental, para que possa ter de pronto sua resposta ao cantador oponente. É o que a dupla convidada deste mês promete mostrar no palco do projeto.

De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Desde junho, já foram realizadas seis edições.

Zé Viola – Dono de uma voz privilegiada, é um dos cantadores mais requisitados para os festivais de repentistas que acontecem pelo País. Além de CDs solo, onde interpreta belas canções da essência nordestina, esse piauiense de Bocaina já gravou discos com Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino, entre outros feras do repente.

Erasmo Ferreira – É natural de Aroeiras e reside há seis anos em Serra Branca. Desde os seus 15 anos de idade, canta e encanta os amantes da poesia popular, dedilhando a sua viola, parceira de muitas alegrias de norte a sul do Brasil. É destaque em festivais e encontros de violeiros pelo País. Com três CDs gravados, diversas participações em álbuns de festivais e parceiros de poesia e é autor de várias composições, dentre elas, “Pedindo perdão”, em parceria com Heraldo Salviano, e “Apaixonado por essa mulher”, regravadas por bandas de forró. Já conquistou vários prêmios, como o 3º lugar no festival em homenagem ao poeta Pinto de Monteiro e 1º lugar no Festival de Violeiros, na cidade de São Vicente (RN).

 

Serviço

De Repente no Espaço

Com Zé Viola (PI) e Erasmo Ferreira (PB) / Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: 2 de dezembro (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita