Hoje: Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 35,6 milhões são pacientes

    0

    Hoje, 21 de setembro, é o Dia Mundial do Mal de Alzheimer, doença degenerativa que afeta primeiramente a memória de pessoas com mais de 60 anos de idade. Porém, há registros de pacientes mais jovens. A estimativa é de que no Brasil 1,2 milhão de pessoas tenham a doença. No mundo são 35,6 milhões e aqui na Paraíba mais de 40 mil paraibanos são afetados.

    De início o Mal de Alzheimer atinge a área do cérebro que controla a memória. Depois compromete outras funções do cérebro. Descoberta pelo médico Alois Alzheimer no ano de 1906, a doença tem como primeiros sinais de alerta o esquecimento progressivo de determinadas coisas como o local onde a pessoa guardou um objeto; perder a capacidade de se vestir, se lavar, ou alimentar.

    Ainda não há cura e a causa da doença é desconhecida. O tratamento envolve medicações e terapias de reabilitação cognitiva. Estudos apontam que fazer palavras cruzadas ou manter outras atividades intelectuais pode diminuir a probabilidade de ser acometido pelo Mal de Alzheimer.

    Na Paraíba ainda não existe um serviço específico para tratar a doença mas distribui medicamentos e oferece avaliação e monitoramento das cidades que prestam o serviço.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]