2015 terá o dobro de feriados prolongados em relação a 2014

Se 2014 foi injusto na distribuição dos feriados, deixando o segundo semestre do ano com três deles seguidos no domingo, 2015 promete ser mais generoso. O ano que começa nesta quinta (1°) terá o dobro de feriados nacionais prolongados em relação a 2014. Serão dez ao todo: Confraternização Universal (1º), Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal.

Três dessas datas (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro) caíram no domingo em 2014, passando despercebidas pela população. Em 2015, esses feriados caem na segunda-feira, o que ajuda a inflar a conta.

Para o economista Marcel Solineo, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o alto número de feriadões deve ter impacto negativo para o comércio, especialmente na capital paulista. “Acaba afetando as vendas pelo fato de que grande número de pessoas deixam a cidade para outras localidades, seja praia, interior ou mesmo exterior. Com isso, você esvazia de certa forma as vendas do comércio local”, disse.

“Mas esses feriados prolongados têm um impacto negativo na economia como um todo, porque também afetam a produção industrial e os serviços”, afirma o economista.

Há, no entanto, quem veja 2015 e sua extensa lista de feriadões com boa expectativa. O presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo, afirma que a demanda por viagens em um feriado prolongado costuma aumentar de 8% a 14% comparado a feriados isolados.

“Esses feriados ajudam muito, as pessoas se animam em viajar nem que seja para algum lugar mais perto”, analisa.