14 mil candidatos concorrem neste domingo a 3.790 vagas de cursos do IFPB

    0

    Os mais de 14 mil candidatos inscritos no Processo Seletivo para Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), estão fazendo as provas na manhã deste domingo (16).  As provas começaram às 8h e se encerram às 12h. O  movimento era grande esta manhã na abertura dos portões no IFPB, João Pessoa.

    O IFPB oferta 3790 vagas no PSCT 2015. Os exames serão realizados nas cidades onde há campi do IFPB: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Nos cursos presenciais, são 1.290 vagas para quem fazer o Ensino Médio Integrado ao curso técnico e 1.500 para quem terminou o médio e quer fazer o ensino técnico subsequente. Na EAD são oferecidas 1000 vagas.

    Em se tratando dos cursos presenciais, são 12.407 inscrições. Estão inscritos para os cursos técnicos integrados 8.183 candidatos e no ensino subsequente ao médio são 4.224 pessoas. No curso da EaD estão inscritos 1.653. O PSCT tem 14.060 inscritos.

    O curso técnico integrado com maior concorrência foi o de Edificações no campus João Pessoa, com 17,73 candidatos por vaga, seguido de Informática em Campina Grande, com 14,75 por vaga e de Edificações em Cajazeiras com 9 por vaga. No ensino subsequente, novamente Edificações na Capital é o mais concorrido, seguido do mesmo curso em Cajazeiras, e de Secretariado em JP. Na Ead, o polo da Capital também o que registra mais concorrência, com 4,74 candidato por vaga.

    No PSCT ainda há vagas de Técnico em Transporte Aquaviário, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Contabilidade, Controle Ambiental, Instrumento Musical, Agroindústria, Geologia e Agropecuária. No curso de Instrumento Musical, os instrumentos são bateria, canto, clarinete, contrabaixo, piano, saxofone, trompete, viola, violão e violino.

    Metade das vagas é reservada para quem cursou ensino fundamental na escola pública. Na reserva da escola pública, há cota de 50% para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo mensal. Há ainda reserva nos oriundos da escola pública, para 50% de pretos, pardos e indígenas. O IFPB tem também cota de 5% para pessoas com deficiência e no campus Sousa há 20% de vagas reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

    IFPB

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here