Caso Lagoa: Auxiliar de Cartaxo crê que PF redime PMJP mesmo com inquéritos

Apesar da Polícia Federal (PF) ter constatado e relatado no inquérito que “houve erro no método utilizado e acatado pela Prefeitura de João Pessoa” no cálculo da obra da Lagoa, o secretário de Infraestrutura da Capital, Cássio Andrade, defende que as 200 mil toneladas de lixo foram retirados do local.

Em entrevista nesta quarta-feira (13) a uma emissora de rádio local, Cássio disse que a Polícia Federal atestou a retirada de 118 metros cúbicos. “Isto está lá no relatório. É só ler. Estou à disposição da investigação. A CGU (Controladoria Geral da União) já o primeiro relatório e a Polícia Federal o laudo dela. Não vejo o que uma CPI vai fazer mais do que a PF está fazendo. Não sei o que a CPI vai acrescentar em algo. Quem mais quer colaborar sou eu”, defendeu.

Cássio esqueceu de dizer que o laudo da PF aponta para uma retirada de solo mole dentro da Lagoa 50% menor. Além do acréscimo do dobro da quantidade, ainda foi acrescentado mais 25% do tamanho desse montante comparado ao que de fato foi retirado originalmente.

“Quem me conhece sabe da minha conduta e que não pratico nenhum ilícito nem mandei ninguém praticar. Não tenho o menor medo de investigação. Tenho a consciência tranquila e durmo todo dia com a cabeça no travesseiro”, salientou.

Leia Mais

Investigado em três inquéritos, Cartaxo diz que oposição quer “melar” obra da Lagoa

Vereadores aprovam requerimento que solicita da PMJP relatório de comissão da Lagoa

Após investigações da PF, Cartaxo esquece e nem fala mais da obra da Lagoa

Apesar de toda a segurança demonstrada pelo secretário, é outra coisa que mostra o  laudo 103/2017, produzido pelo Setor Técnico-Científico da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba, que integra a documentação do inquérito criminal 152/2016, que investiga desvio de recursos públicos na execução da obra.

De acordo com os peritos, tal procedimento causou dano ao erário público, pois entendem que “houve erro no método utilizado e acatado pela Prefeitura de João Pessoa”. A empresa responsável por esta etapa da obra é a Compecc.

PF constata que PMJP "multiplicou" quantidade de lixo retirado da LagoaPF constata que PMJP "multiplicou" quantidade de lixo retirado da Lagoa

Para a PF, após apreciar os boletins de medição e explicações da PMJP, foram retiradas 90.059,91³ de solo mole da Lagoa. Mas, para se chegar aos 225.149,77³ (as mais de 200 mil toneladas de lixo), teria que multiplicar por dois o que foi retirado do Parque e acrescentar mais 25% do aumento do volume da lama, chamado na engenharia de empolamento. Esse processo acontece enquanto o solo mole seca.

O relatório da Controladoria Geral da União (CGU) apontou que apenas na etapa de desassoreamento e transporte do resíduo sólido retirados da Lagoa custou um prejuízo de R$ 5.971.568,90 (cinco milhões, novecentos e setenta e um mil, quinhentos e sessenta e oito reais e noventa centavos).